Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Estado leva Projeto de Escovação Bucal à pacientes especiais de Várzea Grande

Da assessoria - SES/MT

A comunidade composta por pacientes, familiares e cuidadores da Associação Várzea-grandense de Deficientes Físicos recebe amanhã (23/02), o mutirão educativo em Saúde Bucal do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais/Ceope (Projeto de Escovação), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Cerca de 200 crianças especiais e seus familiares serão atendidas pelo projeto nesta terça-feira, a partir das 15 horas. A Associação Várzea-grandense de Deficientes Físicos fica localizada à Rua Dr. Manoel Vargas, 220, no Distrito do Cristo Rei, em Várzea Grande.

De acordo com a coordenadora do Projeto em Saúde Bucal, Juliana Moreno do Nascimento Sanches, a escolha da Associação Várzea-grandense de Deficientes Físicos é porque a instituição atende exclusivamente crianças portadoras de alguma necessidade especial e, apesar da Associação fazer também o atendimento odontológico das crianças, algumas deles são atendidas pelo Ceope por exigirem uma maior atenção necessitando de sedação para execução dos procedimentos.

Juliana Moreno explica que uma atenção especial é dedicada pelo projeto aos cuidadores das crianças especiais com uma palestra educativa voltada para eles logo no início da operação do projeto. “Essas palestras além de educar servem também para orientar e informar aos cuidadores além de oferecer a possibilidade de colocarem as dúvidas que surgem na rotina do trabalho para poder desempenhar cada vez mais um trabalho de qualidade a esses pacientes especiais”, declarou a coordenadora. “Funcionários bem orientados executam os trabalhos de prevenção de forma mais eficaz resultando num atendimento de excelência, marca registrada dos serviços oferecidos pelo Ceope”.

A atuação na Associação Várzea-grandense dos Deficientes Físicos contará com uma equipe Executora composta por três Odontólogos, um Assistente Social e três Técnicas em Higiene Dental. As crianças irão aprender técnicas corretas de escovação bem como irão fazer o exame odontológico para identificar eventuais problemas de lesão bucal, além de serem beneficiadas com palestras sobre o tema.

Antes de começar o período de aprendizado da escovação os participantes de cada edição do mutirão participam de uma palestra que explica às crianças e adolescentes o que é placa bacteriana, cárie, gengivite e mau hálito, dentre outros problemas bucais. Também é explicado a influência alimentar na formação e saúde dos dentes, a importância da terapia com flúor, o início da higienização do bebê, logo após o nascimento, a necessidade de restrição ao consumo de açúcares, quando devem ser feitas as visitas ao Odontopediatra, as motivações para realizar as técnicas de higiene e em que se constitui o mau hálito.

Segundo a Gerente Técnica do Ceope, Laura Alves da Silva Ramos, a instituição a ser contemplada com o mutirão segue critérios como: quantos associados Portadores de Necessidades Especiais (PNE) a instituição possui e/ou se trabalha apenas com esse tipo de clientela, quais as patologias mais comuns na instituição, quantos cuidadores existem na instituição e quantos estão envolvidos no ensino pedagógico.

Esse Projeto de Escovação vem sendo desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). O Centro Educacional Colgate participa fornecendo kits de Higiene Oral que são utilizados pelas crianças no aprendizado de técnicas de escovação dental.
Imprimir