Imprimir

Notícias / Brasil

Na reta final, grupo de apoio a Tião diz contar com 43 votos no Senado

Folha Online

Aliados do senador Tião Viana (PT-AC) contabilizam o apoio de 43 senadores à candidatura do petista, o que lhe garantiria vitória nas eleições desta segunda-feira. O senador José Sarney (PMDB-AP), que disputa o cargo com o petista, teria pelas contas do grupo pró-Tião o apoio de 38 senadores. A "virada" de Tião ocorreu, segundo os seus aliados, devido à decisão do PSDB de apoiar o seu nome na disputa.

"Estamos realistas, computados 43 votos para a minha candidatura contra 38 do senador Sarney. Chegamos a esses números ouvindo e conversando com cada senador. Somos devedores a sete partidos que declararam apoio à minha candidatura", disse Tião.

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que declarou apoio ao petista, disse esperar que pelo menos quatro ou cinco senadores do PMDB votem em Tião amanhã. "É uma eleição muito difícil, imprevisível, mas acho que a dissidência no PMDB vai ficar entre quatro e cinco votos", afirmou.

Jarbas desistiu de apoiar o candidato do seu partido porque argumenta que os aliados de Sarney, como o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), não devem estar no comando da Casa.

"O Sarney não tem condições de fazer isso [boa gestão] porque o entorno dele é muito ruim. Eu acho que o senador Tião, quando se colocou como candidato, já tinha experiência no episódio que resultou no afastamento do senador Renan. Ele conduziu a Casa de uma maneira muito equilibrada", disse em referência ao período que Tião assumiu a presidência do Senado logo após o afastamento de Renan.

Na opinião de Jarbas, o Senado vai estar dividido independentemente da vitória de Tião ou de Sarney. "Será um Senado dividido, embora não nos interesse agora ter uma Casa dividida", afirmou.
Imprimir