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Notícias / Informática & Tecnologia

Kindle não é concorrente do iPod, diz diretor-executivo da Amazon

G1

Fino, com recurso de comunicação sem fio, alto-falantes embutidos e um imenso mercado on-line a um clique de distância, o Kindle 2, da Amazon, poderia ser visto como um aparelho matador, talvez até capaz de superar o iPod.

Mas não é o caso, diz o presidente-executivo da Amazon.com, Jeff Bezos. O Kindle é voltado para leitura, e apenas isso.

"Nosso foco realmente é o de produzir o melhor aparelho de leitura eletrônica... para livros, revistas, jornais e blogs", disse Bezos em entrevista à Reuters.

A mais recente versão do aparelho, à venda por US$ 360, foi introduzida nesta segunda-feira (9) na Morgan Library, em Nova York.

Nas semanas que antecederam a estreia da nova versão, havia especulações sobre a possibilidade de que a Amazon acrescentasse recursos multimídia adicionais ou reduzisse o custo do aparelho.

O novo Kindle permite que os usuários naveguem sem fio pela internet e ouçam algumas formas de música digital, além de verem fotos em sua tela em branco e preto. Mas a Apple, que criou ou iPod, pode ficar sem se preocupar, segundo Bezos.



Foco na leitura

"Não é esse o foco do aparelho. Não é essa a sua ênfase. O verdadeiro foco é a leitura", disse ele. "É um aparelho de leitura."

O Kindle representa uma pequena proporção dos negócios de varejo da Amazon, mas atrai forte interesse de todos os quadrantes --de investidores a sites de tecnologia na web. O novo Kindle "é mais fino, mais rápido, mais definido, tem baterias de maior duração e é capaz de armazenar 1,5 mil livros", informa a empresa.

Lançado originalmente em novembro de 2007, o Kindle vem vendendo toda sua produção desde a estréia, no que Bezos define como "um problema de alta qualidade".

"Tivemos muito mais demanda do que antecipávamos ou mesmo esperávamos, o que significa que passamos duas temporadas de festas com estoques zerados, o que não é uma boa idéia", disse ele, complementando o comentário com a risada alegre que o caracteriza.

O novo Kindle tem menos de um centímetro de espessura e é do tamanho de uma revista pequena, com tela de seis polegadas.

O preço do Kindle, US$ 2,4 mais barato que o principal rival, o Sony Reader, ainda está US$ 100 acima de celulares inteligentes que podem armazenar livros digitais, mas é o mesmo que a versão de estréia do produto e não está longe de netbooks que podem navegar pela Web e também podem guardar livros.

"Não conseguimos deixá-lo mais barato", disse ele. "Ele tem o recurso sofisticado de comunicação sem fio EV-DO, tem a tela de papel eletrônico mais sofisticada e um processador muito rápido. Simplesmente não é possível fazer o aparelho mais barato."

"Estamos totalmente focados em leitura", disse Bezos. "Não temos planos ou intenções de fazer outros tipos de aparelhos. Realmente estamos focados nisso."
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