Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Como manter o bronze do verão

GNT

O verão está prestes a ir embora e com ele o bronzeado que você suou para conseguir. Mas não se desespere: existe uma série de recursos que ajudam a prolongar a cor do pecado. Cremes pós-sol, cápsulas de betacaroteno e tratamentos de hidratação são algumas das eficientes armas contra a palidez. Além de uma alimentação rica em vitaminas A e C. Mas é preciso correr antes que o sol se ponha.

“Para manter o bronze deve-se evitar saunas, banhos demorados e esfoliantes. É importante usar um creme de hidratação intensiva”, sugere a dermatologista Graça Tavares, que recomenda também uma alimentação rica em betacaroteno (por exemplo, cenoura, beterraba e mamão).

Produtos
Uma novidade da indústria farmacêutica são as cápsulas Innéov Solar, que prometem garantir o bronzeado durante todo o ano. O produto aumenta as defesas cutâneas contra os raios ultravioletas, provocando menos danos à pele. E, com betacaroteno na fórmula, intensifica e uniformiza o bronzeado. É recomendado tomar uma cápsula por dia, durante uma das refeições. “As cápsulas podem ser consumidas, diariamente, por pessoas saudáveis. São como um suplemento alimentar”, garante Graça. Há também cremes pós-sol, que hidratam intensamente a pele, e ainda alguns que agem suavemente como autobronzeador.

Tratamento
Outra dica para manter o efeito dourado na pele é a máscara de mel e gel marinho. O tratamento hidrata o corpo e rosto profundamente, evitando rachaduras e descamação da pele. “O gel marinho, extraído do mar, é rico em sais minerais e é capaz de deixar a pele com textura firme e cor homogênea”, explica a esteticista Valéria Vieira, da Clínica Dicorp. São sugeridas de cinco a seis sessões.

Alimentação
Uma alimentação rica em vitaminas A e C é indispensável para um bronzeado bonito e duradoudo. “As pessoas devem consumir frutas, legumes e verduras, que são fontes de vitaminas A e C, e estimulam a síntese de colágeno“, avalia a nutricionista Monica Dalmácio. O colágeno protege a pele e ajuda a alcançar uma cor bronzeada. “Quando a pessoa pega sol e fica vermelha é sinônimo de que a pele não estava preparada”, completa Monica. Ingerir proteína (sem ser frita), como peixe, frango e carnes vermelhas de cortes magros (lagarto redondo, alcatra e filé mignon), e beber muita água são outros segredos. “Quem não se preocupou com isso no início do verão, ainda há tempo: em torno de 15 dias ocorre uma renovação celular e a pele pode, então, estar prepara para o bronze”, diz Mônica.
Imprimir