Imprimir

Notícias / Política BR

Câmara define divisão das comissões temáticas

De Brasília - VT

As 20 comissões técnicas permanentes da Câmara vão eleger na quarta-feira (3) seus presidentes e vice-presidentes. Alguns nomes para ocuparem as presidências já foram definidos pelos seus partidos e dependem da homologação pelos integrantes da respectiva comissão em reuniões marcadas também para quarta-feira.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa, por onde passam todos os projetos antes de serem levados à votação em plenário, além de ser a responsável pelos pareceres a recursos em questões de ordem, será presidida por um deputado do PMDB. Os deputado Eliseu Padilha (RS) e Mendes Ribeiro (RS) disputam o cargo. Se não houver acordo, a decisão será tomada no voto pelos integrantes do colegiado.

O PMDB também vai presidir as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Fiscalização Financeira e Controle. Os nomes mais cotados para presidirem essas comissões são os dos deputados Eunício Oliveira (CE) e Nelson Bornier (RJ), respectivamente. A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado deverá ser presidida pelo deputado Laerte Bessa (PSC-DF).

O PP, que vai presidir a Comissão de Minas e Energia, já indicou o deputado Mário Negromonte (BA) para o cargo. O PDT vai presidir a Comissão de Seguridade Social e para o cargo indicou o deputado Vieira da Cunha (RS). A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio deverá ser presidida pelo deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) e a da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional deverá ter como presidente o deputado Marcelo Serafim (PSB-AM)

O DEM, que vai presidir as comissões de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável indicou para as presidências os deputados Abelardo Lupion (PR) e Jorge Khoury (BA), respectivamente. A outra comissão a ser presidida pelo DEM, a de Defesa do Consumidor ainda não tem a definição do seu futuro presidente.

O deputado Humberto Souto (PPS-MG) deverá presidir a Comissão de Desenvolvimento Urbano, e o deputado Alex Canziani (PTB-PR) deverá ficar com a presidência da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

O PSDB ainda não indicou os deputados que irão presidir as comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Turismo e Desporto. O PT , que irá presidir quatro comissões (Educação, Direitos Humanos, Finanças e Tributação e de Legislação Participativa) ainda não indicou os presidentes. O PR, que presidirá a Comissão de Viação e Transporte, também ainda não definiu o nome do deputado que irá comandar a comissão. As informações são da Agência Brasil.
Imprimir