Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Conscientização sobre enchentes continua nesta quarta-feira

Da assessoria - SMS

O projeto “Enchente é um perigo: previna-se contra as doenças”, desenvolvido pela Gerência de Vigilância Ambiental (Geviam) da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), que visa a conscientização de estudantes moradores dos bairros afetados pelas chuvas intensas, realiza mais uma edição nesta quarta-feira (03.03).

A partir das 9h, os biólogos da Geviam orientam cerca de 150 alunos da EMEB Dom Bosco, no bairro Praeirinho, sobre as causas e consequências das enchentes.

De acordo com o biólogo Vagner César Barros, cortada por 24 córregos, Cuiabá conta com residências em áreas de risco, que podem sofrer inundações após chuvas intensas, como as que presenciamos neste início de ano.

“Segundo a literatura especializada, podemos afirmar que umas das principais causas das enchentes são o lançamento de lixo nos mananciais, derrubada da mata ciliar e impermeabilização do solo”, explica.

Desde que moradores dos bairros Praeiro, Praeirinho e Parque Atalaia foram desabrigados pelas inundações, esta é a terceira palestra destinada a estudantes, com idade entre 9 e 11 anos, das localidades. Aproximadamente 300 estudantes já receberam orientações sobre como se prevenir das doenças que podem ser provocadas pelas águas da chuva e dicas de higiene após as enchentes.

Para Vagner César Barros, as crianças e pré-adolescentes atuam como multiplicadores da informação, levando para suas famílias as dicas aprendidas no ambiente escolar, além de serem, também, os principais atores para evitar danos futuros.

O que: Palestra sobre enchentes

Quando: Quarta-Feira (03.03), às 9h

Onde: EMEB Dom Bosco – Praeirinho

Outras Informações:

(65) 3617-7379
Imprimir