Imprimir

Notícias / Política BR

Lula vai se licenciar do cargo para entrar de cabeça na campanha de Dilma, diz jornal

R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se licenciar do cargo entre os meses de agosto e setembro deste ano para mergulhar de cabeça na campanha de sua candidata à Presidência, a petista Dilma Rousseff, atual ministra-chefe da Casa Civil. Segundo o jornal O Globo, a decisão de Lula deve empurrar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de volta ao Palácio do Planalto.

A ideia de Lula é se afastar do cargo para se livrar de problemas com a Justiça Eleitoral enquanto tentar eleger Dilma. Com a decisão, a Presidência da República cairia novamente no colo de Sarney (presidente do Brasil entre 1985 e 1990), apesar de ele ser apenas o terceiro na linha de sucessão presidencial.

É que os dois primeiros também devem estar em campanha, ao contrário de Sarney. Enquanto o vice-presidente, José Alencar, pretende disputar uma vaga no Senado por Minas Gerais, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), é o mais cotado para ser o vice na chapa encabeçada por Dilma.

Ainda segundo o jornal, a petista vai investir seu tempo em eventos com partidos, empresários, trabalhadores e movimentos sociais por várias regiões do Brasil entre os meses de abril e maio. É que, longe do governo, ela não poderá acompanhar Lula em eventos oficiais. A intenção é preencher o tempo que precede as convenções partidárias de junho ocupando espaço na mídia regional.
Imprimir