Imprimir

Notícias / Cidades

Deputado pede divulgação de pessoas desaparecidas na TV AL

Da Redação/Com Assessoria

O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) apresentou requerimento à Mesa Diretora para que autorize a TV Assembléia a divulgar informações sobre pessoas desaparecidas em Mato Grosso. O objetivo principal conforme o parlamentar é veicular de forma gratuita fotos e dados de adultos, jovens e crianças desaparecidas. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) possui um setor* responsável por registrar os boletins de ocorrências de desaparecidos e investigar o paradeiro deles. 

Apesar de não haver dados oficiais de quantos desaparecem por ano no Brasil, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República estima que cerca de 40 mil desaparecimentos são registrados ao ano em todas as delegacias do território nacional. Esses dados nem sempre são compatíveis com a realidade se for levado em conta que muitos casos não são notificados pelas famílias e, portanto, não são contabilizados.

Também não existem dados oficiais do número de crianças e adolescentes desaparecidos anualmente, contudo, dos casos registrados, um percentual de 10 a 15% permanece sem solução por um longo período de tempo, e, ás vezes jamais é resolvido.

Segundo o investigador Auri Vieira da DHPP em janeiro deste ano 43 pessoas desapareceram em Mato Grosso e fevereiro já conta com onze ocorrências. Vieira explica que o sucesso da solução do desaparecimento está ligado a rápida notificação e divulgação dos dados do desaparecido.


Imprimir