Imprimir

Notícias / Educação

SiSU tem 322,9 mil inscritos na terceira fase; lista de aprovados sai amanhã

Folha Online

A terceira etapa de inscrições do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais que utilizam o Enem no processo seletivo, recebeu 322.969 inscrições para as 21.701 vagas em 51 instituições públicas de ensino superior. A terceira fase terminou ontem, e os números foram divulgados no começo da tarde desta quinta-feira pelo MEC (Ministério da Educação).

SiSU encerra inscrição sob ameaça de sobra de vaga em curso top

O resultado, com a lista dos aprovados, será divulgado na sexta-feira (5).

Participaram da primeira edição do SiSU 23 universidades, 26 institutos federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE.

Procura

De acordo com o MEC, o curso mais procurado foi o de bacharelado interdisciplinar da UFABC (Universidade Federal do ABC), com 6.398 inscritos. Em seguida, aparecem os cursos de medicina das universidades federais de Pelotas (5.288), do Estado do Rio de Janeiro (3.357); do Vale do São Francisco (2.725) e do Amazonas (2.664).

O Rio é o Estado com maior número de inscritos --40.341 estudantes.

Vagas

O período de matrículas vai do dia 9 ao dia 12. Em caso de vagas remanescentes, a instituição poderá convocar candidatos a partir da lista de classificação dos que manifestaram interesse.

Reportagem publicada pela Folha mostra que até a segunda rodada havia 21.701 vagas disponíveis, 12% delas em cursos top.

Para chegar a essa conclusão, a Folha cruzou dados dos cursos que ainda tinham vagas com o resultado das últimas edições do Enade (avaliação do MEC que mede a qualidade dos cursos) e selecionou os cursos notas 4 e 5 (escala vai de 1 a 5). Como as inscrições da terceira etapa acabaram ontem, só será possível saber o balanço final do SiSU após o fim das matrículas, em 12 de março.

Um dos cursos que integram a lista preliminar de vagas remanescentes é o de medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Com nota 5, o curso costumava ter um vestibular concorridíssimo, antes de a instituição aderir ao Enem como forma única de ingresso. Em 2009, por exemplo, teve 41,36 candidatos por vaga.
Imprimir