Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Campanha contra a gripe suína pretende vacinar 80% dos cuiabanos

Da Redação - Lucas Bólico

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Cuiabá inicia na próxima segunda-feira (8) a campanha de vacinação preventiva à gripe H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. O cronograma de vacinação está dividido em cinco etapas e deverá cobrir cerca de 80% da população da capital.

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Euze Carvalho, explicou que a vacinação ocorrerá antes do período mais frio do ano, quando segundo ele “as pessoas costumam ficar em lugares mais fechados, aumentando a probabilidade de transmissão.

A primeira etapa, que se inicia na próxima semana, visa imunizar os profissionais da saúde. De acordo com Carvalho, esse grupo precisa receber a vacina prioritariamente porque são os profissionais que mais se expões à enfermidades.

A segunda etapa da vacinação prevenirá pessoas com doenças crônicas e degenerativas, gestantes e crianças com idade entre 6 meses e 2 anos. A terceira etapa é a que atingirá maior número de pessoas, cerca de 110,204 entre 20 e 29 anos, segundo a SMSaúde.

Os idosos serão vacinados na quarta etapa, durante o mesmo período da campanha anual de vacinação para a gripe comum. E a quinta e última etapa imunizará pessoas entre 30 e 39 anos.

A coordenadora de Doenças e Agravos do município de Cuiabá, Ivonete Fortunato, esclarece que todos os grupos da sociedade serão vacinados em suas etapas. “As pessoas não precisam sentir pânico. Todos serão vacinados, mas precisarão esperar sua vez”.
Imprimir