Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Corte ilegal de árvores gera multa de R$ 48 mil a empresa

G1


A poda ilegal de 19 árvores na Rua do Lavradio, esquina com Avenida Chile, no Centro do Rio, vai custar à empresa responsável pelo corte mais de R$ 48 mil. Segundo a Secretaria municipal do Ambiente, a prefeitura recebeu diversas denúncias sobre a poda das árvores, feitas em um terreno onde está sendo construído um estacionamento.

A Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da secretaria foi ao local e constatou o corte de duas árvores e a poda danosa de outras 17, todas amendoeiras. Foi feito um auto de infração contra os responsáveis.

Segundo a secretaria, a empresa pode trocar a multa por medida compensatória. Para isso, a companhia tem que fazer um pedido por escrito à Fiscalização Ambiental da secretaria.

Os infratores poderão optar pelo plantio no mesmo terreno de 85 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, sendo cinco mudas para cada árvore danificada. Caso a compensação não seja feita no mesmo local, a empresa infratora terá que doar para plantio a ser feito pela prefeitura, 20 árvores para cada espécie danificada, ou seja, 380 espécies também da Mata Atlântica.

Nos dois casos a compensação ambiental terá o mesmo valor da multa, variando apenas no valor de cada espécie a ser plantada. 

O diretor da empresa Centro Park, Nilson da Costa Ritto Júnior, responsável pelo estacionamento, afirmou que a companhia optou pela opção de replantio das 85 árvores. Nilson disse que o engenheiro responsável resolveu podar as árvores porque elas estavam com uma doença nos galhos, e que seria um risco deixá-los inteiros.

“Aquela árvore é uma amendoeira, em seis meses elas voltam ao normal. Ela agora vai ter um controle regular, para evitar de o galho ficar podre de novo”, justificou.

A Secretaria municipal de Meio Ambiente informou que a empresa não fez o pedido, como deveria, à Coordenadoria de Licenciamento Ambiental, que é o único órgão do governo municipal que autoriza a poda das árvores.
Imprimir