Imprimir

Notícias / Cidades

Início do ano letivo em Cuiabá inclui adesão ao movimento ''Todos pela Educação''

Da Redação/Com Assessoria

Uma platéia composta por dois mil educadores da rede pública municipal prestigiou na tarde de ontem (06-02), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a adesão do município de Cuiabá ao movimento “Todos pela Educação”. O termo de compromisso foi assinado pelo prefeito da Capital, Wilson Santos, pelo secretário municipal de Educação, Carlos Carlão do Nascimento e pelo presidente-executivo do movimento, Mozart Neves Ramos.


Iniciado a partir da união de esforços entre representantes da sociedade civil, iniciativa privada, organizações sociais, educadores e gestores públicos, o movimento “Todos pela Educação” estabelece metas para os próximos 13 anos. O objetivo é assegurar a qualidade da Educação Básica para todas as crianças e jovens, até a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, em 2022.


Como alternativa para elevar a qualidade do Ensino Fundamental no país, cinco metas principais foram propostas pelo movimento. São elas: assegurar a plena alfabetização dos alunos até os oito anos de idade; garantir o acesso à escola para toda criança e jovem com idade entre quatro e 17 anos; oferecer a todos os alunos aprendizado adequado a sua série; ampliar e gerir satisfatoriamente os investimentos em Educação e garantir que os alunos concluam o Ensino Médio até os 19 anos.


Em Cuiabá, documento semelhante foi produzido com a participação de professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, pais e alunos. O Plano Decenal de Educação estabelece metas para os próximos dez anos e foi enviado ao Legislativo municipal para apreciação, no ano passado.


Para o prefeito Wilson Santos, assegurar uma educação democrática e com qualidade pode mudar o destino não apenas de cada cidadão, mas de uma nação. Na ocasião, comentou a trajetória do atual presidente norte-americano. “Barack Hussein Obama é filho da Educação”, afirmou. Diante dos educadores, fez um alerta: “o patrimônio do país está sentado à sua frente, na sala de aula, professor.”


O secretário de Educação, Carlos Carlão do Nascimento observa que dentre as cinco metas propostas pelo movimento “Todos pela Educação”, quatro integram a política educacional do município. Para assegurar o cumprimento das metas reelaboradas durante a Semana Pedagógica - em consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação (SME) - os gestores escolares irão se responsabilizar por meio de um contrato de gestão. O bom desempenho das unidades escolares será recompensado com o pagamento de 15 salários a todos os funcionários. Essa ação caracteriza o Prêmio Gestão, um dos projetos da política educacional da SME.


“Nosso maior desafio é melhorar a qualidade da Educação e nossa meta é elevar Cuiabá à condição de uma das cinco melhores capitais brasileiras na área educacional”, afirmou o secretário. Para isso, medidas como ampliação na oferta de vagas em todas as modalidades de ensino - especialmente na Educação Infantil - investimentos em infra-estrutura, formação continuada, fortalecimento da política salarial e pedagógica, tem sido cumpridas a cada ano, segundo Carlão Nascimento.


Essas ações têm assegurado melhores resultados na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como é o caso da escola municipal Moacyr Gratidiano, situada no Parque Ohara. Para a professora Janete Furtado, a expectativa é elevar a média – estimada em 4,8 no ano anterior - na avaliação deste ano.

“A criança normalmente permanece na escola desde as séries iniciais, então é possível desenvolver um trabalho cuidadoso, pensando no desenvolvimento do aluno”, pondera.

Desafios e Estratégias – Para o presidente-executivo do “Todos pela Educação”, Mozart Neves Ramos, algumas estratégias simples podem contribuir com a melhoria do aprendizado dos alunos. Conhecer a realidade em que vive cada criança é uma delas. Sensibilizar e envolver a família no processo de ensino-aprendizagem, também. “Todos são responsáveis pela educação das crianças”, opinou. Segundo ele, é preciso construir e assegurar coletivamente o cumprimento de metas por uma educação de qualidade e com qualificação para o mercado de trabalho. Para Neves Ramos, é necessário articular responsabilidades de forma organizada, por meio de parcerias com as diversas instituições, para que todos estejam comprometidos com o processo educativo. “A situação econômica não é o maior problema do Brasil”, avalia Mozart Neves Ramos. “O grande desafio do país é a Educação”, conclui.


Imprimir