Imprimir

Notícias / Política BR

Gilmar Mendes deixa cargo no STF e ministros elegem novo presidente

Da Redação - KM

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elege nesta quarta-feira (10) o novo presidente e o vice que vão assumir o comando da Corte, no lugar do ministro mato-grossense, Gilmar Mendes.  A nova gestão será para os próximos dois anos (biênio 2010-2012) e conforme o Regimento Interno do STF, devem ser eleitos para os cargos os dois ministros mais antigos do Tribunal que ainda não tiverem ocupado a presidência.

A solenidade de posse dos novos dirigentes está marcada para o próximo dia 23 de abril. Ao todo são 11 ministros que compõem o Pleno e que devem eleger como presidente o ministro Cezar Peluso e, como vice, o ministro Carlos Ayres Britto, considerados os mais antigos.

Gilmar Mendes ocupou o posto por dois anos e deixa marcas de quem protagonizou momentos decisivos do Judiciário brasileiro, mas que se envolveu em muitas polêmicas.

Entre elas está o fim do diploma obrigatório para jornalista, a restrição a algemas, o Fim do nepotismo, habeas corpus a Daniel Dantas, demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol e habeas corpus de Arruda.

Com informações da assessoria do STF
Imprimir