Imprimir

Notícias / Educação

MEC estuda aplicar Enem 2010 no final de outubro

R7

O Enem deste ano deve ser aplicado no final de outubro, por causa do pleito eleitoral que será realizado no mesmo mês, segundo nota do MEC (Ministério da Educação).

A data está sendo discutida nesta quarta-feira (10) entre os reitores dos institutos e das universidades federais, com a direção do Inep, o órgão do MEC responsável pelo exame.

Atualmente, o Enem substitui ou complementa o processo seletivo de diversas universidades do país, além de avaliar os estudantes do terceiro ano do ensino médio ou os que já concluíram esta etapa.

Edição 2010

Este ano, o Enem terá apenas uma edição. O MEC planejava começar a fazer edições semestrais da prova, mas problemas burocráticos impediram a mudança.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, houve atrasos em negociações com o TCU (Tribunal de Contas da União) e com a CGU (Controladoria-Geral da União). Os dois órgãos foram procurados para definir como serão contratadas as novas empresas que irão cuidar do exame.

Em nota, o ministro disse que "está convencido de que não tem condições de realizar um novo exame nas dimensões do Enem, com mais de 4 milhões de inscritos, em todo o território nacional, se tiver que enfrentar uma licitação nos moldes da que ocorreu no ano passado".

Vagas de meio de ano

Haddad também afirmou que, dependendo do interesse dos institutos e universidades federais, as vagas de meio de ano poderão ser selecionadas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), com base no Enem do ano passado.

Isso quer dizer que os estudantes que não conseguiram vagas no atual processo de seleção, ainda em curso, terão outra chance em maio ou junho.
Imprimir