Imprimir

Notícias / Política BR

Lula inaugura obra no Paraná vetada pelo TCU

Do Valor OnLine

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje no município de Araucária, na região metropolitana Curitiba, no Paraná, para inaugurar a primeira etapa das obras de ampliação da Refinaria Getúlio Vargas.

O Tribunal de Contas da União (TCU), contudo, apontou que o projeto estaria impedido de receber investimentos por conta de irregularidades, como superfaturamento e restrição à competitividade. Apesar da recomendação, um veto do presidente Lula garantiu a continuidade dos repasses.

A ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, acompanha Lula na cerimônia, o que despertou a ira da oposição, que acusou o governo de fazer campanha ilegal.

"O presidente Lula vetou a proibição. Diz o presidente que obra, mesmo superfaturada, não pode ficar paralisada. Afirma ele ser prejudicial a paralisação de uma obra. Se há prejuízo na paralisação de uma obra superfaturada, imaginem o prejuízo que há na sua execução", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Além disso, a planta industrial da refinaria já está em operação desde 18 de outubro de 2009, com a produção de 60 mil toneladas no acumulado deste período.
Imprimir