Imprimir

Notícias / Esportes

Médico de Massa após acidente atesta: 'Ele não mudou nada. Não tenho dúvidas'

GLOBOESPORTE.COM

Oito meses após o grave acidente no treino classificatório para o GP da Hungria, Felipe Massa voltou à Fórmula 1 no Bahrein e demonstrou não ter ficado abalado pela batida. O brasileiro ficou em segundo no treino e na corrida, afastando de vez os rumores sobre sua recuperação. Mas uma pessoa não estava surpresa: o neurocirurgião Stephen Olvey, fundador do Instituto para Segurança no Esporte a Motor da FIA, neurocirurgião que trabalhou com o brasileiro durante todo o tempo.

- Não fiquei surpreso com a evolução de Felipe desde o acidente. O mais importante é que foi uma das mais surpreendentes, sem falar na mais rápida, recuperações de uma lesão na cabeça que já vi. São apenas sete meses e ele está de volta com o mesmo desempenho de antes do acidente. Massa não mudou nada. Não tenho dúvidas disso - diz Olvey, em entrevista ao site da revista inglesa "Autosport".

Para Olvey, a excelente recuperação de Massa pôde ser possível graças ao excelente atendimento na Hungria e pelos cuidados que recebeu no Brasil. Ele ressaltou que o piloto não perdeu nada em termos de desempenho.

- Acho que as razões para isso foram o excelente tratamento que ele recebeu no local do acidente, na Hungria e depois no Brasil. Sua forma física e energia, além de seu desejo de voltar a ser competitivo, também ajudaram muito. Ele está em sua melhor forma física. Eu e Dino Altmann, médico pessoal dele no Brasil, tivemos de convencer a todos que ele estava bem. Existiam muitos céticos em sua recuperação, mas o GP do Bahrein acabou com isso.

A força de Felipe Massa também foi muito importante em todo o processo. Segundo Olvey, ele nunca deixou de acreditar em seu retorno e esqueceu o acidente rapidamente.

- Massa nunca temeu por sua volta à Fórmula 1. Foi um acidente assustador, mas ele não se deixou atrapalhar por isso em sua recuperação. Ele não olhou para o passado, apenas para o futuro. Sei que existem pessoas que achavam que ele não seria capaz de voltar a correr tão cedo, nesta temporada. Mas já sabia que ele poderia fazer isso com facilidade.
Imprimir