Imprimir

Notícias / Copa 2014

Companheiro de Pelé no Santos vem a Cuiabá apoiar candidatura de MT

Da Redação /Com Assessoria - HF

Zito, bicampeão mundial de futebol e um dos maiores volantes da história do futebol brasileiro, se junta à torcida mato-grossense e estará logo mais no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, à espera da comitiva da Fifa/CBF. O ex-jogador vem a convite dos amigos Henrique, Pescuma e Claudinho. Sua chegada no Aeroporto Marechal Rondon está prevista para as 16h50 num voo da TAM procedente de São Paulo. Em seguida Zito será conduzido para o hangar do Governo do Estado, onde, às 18h20 chegará o jatinho com os integrantes da comitiva.

Pescuma, um dos integrantes do trio, conhece Zito há mais de 20 anos, já que ambos são oriundos da região de Taubaté (SP). Morando em Santos, onde exerce o cargo de diretor da equipe santista, Zito conversou esta semana com Henrique e, após ouvir a música feita especialmente para o evento de hoje à noite no Centro de Eventos do Pantanal, ficou encantado e na hora aceitou o convite para vir ao Estado prestar seu apoio.

“Zito é muito amigo do Ricardo Teixeira [presidente da CBF] e eu perguntei se ele não queria vir ao Estado participar da festa. Ele ouviu pelo telefone a música que nós fizemos e ele ficou encantado. Na hora aceitou o convite”, contou o amigo Henrique. A música “Copa do Pantanal” é inédita e um dos trechos diz “Mato grosso quer trazer para a terra do sol o maior espetáculo do futebol...”. Zito será recebido no aeroporto às 16h50 pelos amigos e, em seguida, será levado para o hangar do Governo do Estado onde estará à disposição da imprensa para entrevistas.
.
José Eli de Miranda, conhecido no mundo do futebol como Zito, integrou, ao lado de Pelé, a lendária equipe do Santos que conquistou na década de 60 dez títulos paulistas, o pentacampeonato da Taça Brasil (61/65), o bicampeonato da Libertadores da América e Mundial (62/63), e o tricampeonato do Rio-São Paulo (59/62/64). No Santos, Zito treinou as categorias de base e, segundo o jornalista Milton Neves, foi um dos responsáveis por ter revelado o jogador Robinho.

De acordo com informações do site esportivo do Milton Neves, “Zito nasceu no dia 8 de agosto de 1932, em Roseira (SP) e começou a carreira profissional no Taubaté, o famoso "Burro da Central". Deixou o time do Vale do Paraíba em 52 para defender o Santos.

Na Vila Belmiro, Zito fez fama e conquistou títulos. Os mais importantes foram os paulistas de 55, 56, 58, 60, 61, 62, 64, 65, 67 e 68, o da Taça Brasil de 61, 62, 63, 64 e 65, os da Libertadores de 62 e 63, do Mundial Interclubes de 62 e 63 e do Rio-São Paulo de 59, 62 e 64. Pela seleção brasileira, onde estreou em 56, ajudou nas conquistas dos mundiais de 58 e 62. Também chegou a jogar a Copa de 1966”.

A comitiva FIFA/CBF será recebido no aeroporto às 18h00 pelo governador Blairo Maggi, pelos prefeitos Murilo Domingos (Várzea Grande) e Wilson Santos (Cuiabá), pelos presidentes dos demais Poderes, pelos caciques Raoni e Megaron, e dezenas de autoridades estaduais e municipais, representantes de entidades esportivas, empresariais e culturais. Depois de uma apresentação de dança indígena, a comitiva segue para o Centro de Eventos do Pantanal para o jantar de boas-vindas, onde haverá a apresentação de shows regionais, performances culturais e um festival gastronômico.
Imprimir