Imprimir

Notícias / Copa 2014

MT está preparado para receber membros da FIFA, diz Yuri

Da Redação/Com Assessoria

Em reunião com a imprensa nesta segunda-feira (02.02), o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, que também é presidente do Comitê Pró-copa do Mundo de Futebol em Cuiabá, Yuri Bastos Jorge, falou sobre os preparativos do Estado para a visita da comitiva da Fifa/CBF a Cuiabá.

A comitiva realizará uma inspeção na quarta-feira (04.02) onde sobrevoará áreas como o Aeroporto Marechal Rondon, o Estádio Verdão e o Centro Histórico de Cuiabá.

Yuri Bastos destacou o esforço que o Governo do Estado está fazendo para que Cuiabá seja sede dos jogos da Copa. O secretário relembrou que desde 2007 o Governo vem se empenhando para atender três pontos básicos: a unidade política, que demonstra a vontade política em trazer o evento para Cuiabá; o planejamento que o Comitê Pró-copa está realizando para que Mato Grosso tenha a estrutura necessária para receber visitantes, jogadores e organizadores dos jogos; e o financiamento para as obras.

Segundo ele, o Governo do Estado está preparado para realizar os investimentos necessários para a realização dos jogos em Mato Grosso. Segundo o secretário, já existe um Fundo “Pró Copa”, que já soma R$ 100 milhões.

“Mas o dinheiro que o Estado vai investir não chega nem perto dos recursos que virão através do Governo Federal e da iniciativa, que devem beirar os R$ 8 bilhões”, disse Yuri Bastos. “Além disso, Cuiabá e cidades vizinhas receberão investimentos nas áreas de Saúde, Infra-estrutura e Segurança Pública que vão gerar emprego e melhorar a qualidade de vida de todos”.

Para o secretário, trazer a Copa para Mato Grosso também é uma oportunidade de mostrar o potencial do Estado em diferentes setores, além de acelerar o desenvolvimento econômico e social. “É uma oportunidade única de mostrar Mato Grosso para o mundo”, destaca ele.

MOBILIZAÇÃO - A população cuiabana está sendo convidada a recepcionar o Comitê Organizador da Copa do Mundo, à partir das 18 horas. A intenção é mostrar a mobilização popular e o apoio dos cuiabanos à realização dos jogos em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá declarou ponto facultativo nas repartições nesta terça-feira, a partir 15 horas.

Os membros do Comitê serão recepcionados pelos caciques Megaron Txucarramãe e Raoni Metuktire que realizarão uma saudação aos membros da comitiva. Segundo Yuri, eles serão a comissão de frente da recepção, já que Mato Grosso, além de ter belezas naturais e turísticas, desenvolvimento econômico, é também um Estado rico em diversidade cultural, marcado por respeito às diferenças e principalmente à integração das diferentes culturas.

IMPRENSA - Durante a reunião, os profissionais de imprensa puderam conhecer o roteiro da Comitiva, e ter acesso às normas para a atuação da imprensa, que prevêem somente a participação de profissionais credenciados. Outra informação repassada é que apenas o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, irá falar com a imprensa ao final da visita na quarta-feira.

Virão a Mato Grosso, representando o Comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, além de Ricardo Teixeira, Joana Havelange, Rodrigo Paiva, Mário Rosa, Carlos Geraldo Langoni e Alexandre Silveira; e representando a FIFA virão Carlos de La Corte, Thierry Weil, Dick Wiles e Fulvio Danilas.




Confira também nesta seção:

Imprimir