Imprimir

Notícias / Copa 2014

Grupo Zahran faz campanha para Campo Grande ser sede da Copa

Da Redação - Humberto Frederico

O Grupo Zahran, controlador das afiliadas da TV Globo em Cuiabá e Campo Grande, não esconde a sua preferência para que a capital do Mato Grosso do Sul sedie a Copa 2014, e faz campanha escancarada para a cidade. Isso fica evidente na cobertura das duas emissoras em termos de conteúdo.

No site da TV Morena, afiliada da TV Globo em Campo Grande, foi criado a editoria "Copa 2014", especialmente para fazer propaganda a favor do município sul-matogrossense. Já no site da TVCA, afiliada de Cuiabá, as notícias sobre a possível vinda da Copa do Mundo são misturadas com as informações de outros esportes em geral, não tendo o mesmo destaque.

Enquanto nos últimos dez dias, a TV Morena já disponibilizou 19 notícias sobre as possiblidades de Campo Grande sediar a Copa, a TVCA disponibilizou apenas 13.

No último domingo (1), há dois dias da visita dos inspetores da Fifa às respectivas cidades, o programa "Fantástico" abriu a sua edição com uma matéria onde vários menores infratores cometem uma onda de assalto, agredindo fisicamente os donos do estabelecimento. A reportagem, mostrou pelo menos duas vezes, o brasão do Governo do Estado e uma adesivo com a bandeira de Mato Grosso.

Fontes informaram que a matéria foi ao ar no programa, após forte lobby de Ueze Zahram, proprietário do grupo Zahram, e fortemente ligago a Campo Grande. 

Fontes próximas ao empresário, no entanto, negam qualquer interferência na linha editorial e sustentam que a matéria foi feita a partir de denúncia de um empresário de uma rede de postos, que teve um dos seus estabelecimentos assaltado seis vezes em oito dias. Em verdade, o que se questiona é o fato de a reportagem ter sido veiculada dois dias antes da chegada dos emissários da Fifa. 

Ueze Zahram

Zahran é filho de imigrantes libaneses que, em 1920, abriram um bar no centro de Campo Grande. Aos 18 anos, ele viajava de caminhão para buscar farinha de trigo na Argentina, onde o preço do produto era melhor.

Com o sucesso nos negócios, decidiu presentear sua mãe, Laila, com um fogão moderno. “Descobri que não havia distribuidora de gás na região”, conta Zahran. “E vi uma oportunidade de negócios.” Fundou assim a Copagáz.

Em 1965, o Grupo Zahran inaugurou, em Campo Grande, a TV Morena - Canal 6, integrando-se ao Sistema de Radiodifusão Brasileiro.

Em 1967, foi inaugurada a TV Centro Américaem Cuiabá, MT, dando iní­cio à Rede Matogrossense de Televisão
Imprimir