Imprimir

Notícias / Copa 2014

Beira-Rio será o palco da Copa de 2014 em Porto Alegre

Globo Esporte

Depois de passar por São Paulo, a comitiva da Fifa chegou a Porto Alegre na noite de sexta-feira para tratar de detalhes do projeto de reforma do estádio Beira-Rio e de questões relativas ao Aeroporto Salgado Filho para a Copa do Mundo de 2014. Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, neste sábado, o campo do Internacional será o escolhido para receber os jogos caso a capital gaúcha seja uma das sedes do Mundial.

Três representantes da Fifa estão no Brasil para preparar o relatório técnico sobre as cidades: Thierry Weil, diretor de marketing, Dick Wiles, co-chairman da empresa Match, e Fulvio Danilas gerente da Fifa e responsável pelo projeto Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Além deles, a comitiva tem a presença de representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014: o presidente de CBF, Ricardo Teixeira, Joana Havelange, Rodrigo Paiva, Mário Rosa, Carlos Geraldo Langoni, Alexandre Silveira e Carlos de La Corte (consultor de estádios).

Na manhã deste sábado, houve uma reunião no estádio do Internacional e o projeto foi apresentado pelo Comitê da Copa no Rio Grande do Sul, com destaque para a engenharia e a arquitetura e os investidores em potenciais. Em seguida, a comitiva conheceu as instalações do local e a equipe técnica fez um voo em dois helicópteros por 30 minutos pela cidade. Enquanto isso, os representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 seguiram de carro para o Aeroporto Salgado Filho. Um representante da Infraero fez uma apresentação com cerca de 20 minutos para explicar as condições do local e as melhorias previstas.

Em entrevista coletiva no Beira-Rio, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, confirmou o Gigante como o estádio da Copa em Porto Alegre, caso a cidade seja confirmada com uma das 12 sedes. 

- O estádio é o do Inter. O pessoal da Fifa vai complementar a vistoria, e a CBF vai apresentar o relatório sobre as visitas. O Beira-Rio é um estádio perfeitamente adaptado aos jogos nacionais, mas precisa se adaptar ao padrões internacionais. O Inter cumpriu todas as regras estabelecidas – afirmou.

O relatório será entregue ao comitê executivo da Fifa, que nos dias 19 e 20 de março, em Zurique, na Suíça, vão escolher as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014. 

Presente na visita da comitiva, o presidente do Internacional, Vittorio Piffero, informou que disse que a escolha de Porto Alegre como sede da Copa de 2014 é praticamente certa.

- De 12 sedes, não dá para Porto Alegre não ser escolhida. Foram e estão sendo discutidos detalhes sobre a reforma do Beira-Rio. Faremos as reformas com recursos próprios a partir da venda do Estádio dos Eucaliptos e outras fontes de renda do clube. As obras estão acontecendo desde 2003 quase que de forma permanente, mas podemos dizer que o projeto começa a ser executado no primeiro semestre deste ano. O Inter terá três anos para concluir a obra – destacou.





Imprimir