Imprimir

Notícias / Política BR

Governo cancela mais 86 mil benefícios do Bolsa Família

Folha Online

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) anunciou nesta sexta-feira que cancelou 83.963 benefícios do Bolsa Família porque as famílias não informaram a escola de seus filhos no Cadastro Único.

"A falta de dados sobre as unidades de ensino impedia que o governo federal monitorasse a frequência escolar de beneficiários com idades entre seis e 17 anos, uma exigência do programa", apontou o ministério em nota.

Esse foi o terceiro lote de cancelamentos realizado em 2010 --que, somados, significam 820,3 mil benefícios. Em janeiro, 23,5 mil famílias perderam o benefício por baixa frequência escolar e, em fevereiro, outras 709,9 mil tiveram o Bolsa Família cancelado porque não atualizaram seus dados cadastrais até 31 de dezembro.

Sobre os cancelamentos feitos neste mês, o MDS informou que em meados do ano passado havia 510.830 famílias que não tinham informado a escola de seus filhos no Cadastro Único, que foram reduzidos para 401.321 famílias após as primeiras ações para solucionar a questão. Estes tiveram o benefício cancelado em setembro, mas o ministério lançou uma série de medidas --como disponibilizar a lista de famílias aos gestores municipais do Bolsa Família e mandar mensagens de alerta no extrato de pagamentos-- para regularizar a situação.

"As ações adotadas fizeram com que as informações sobre série e escola dos alunos de cerca de 400 mil famílias fossem atualizadas até o final do ano. Restaram 86.963 famílias que não foram localizadas nesse processo e, portanto, tiveram seus benefícios cancelados neste mês", apontou o MDS.
Imprimir