Imprimir

Notícias / Cultura

Secretaria de Estado de Cultura irá auxiliar na abertura do Museu do Exército ao público

Da Redação/Com Assessoria

Técnicos da Secretaria de Estado de Cultura estiveram reunidos em Cuiabá, na quinta-feira, (05), com o Comandande do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente Coronel Carlos Eduardo Ilha dos Santos, Oficiais e Praças, para discutir a estruturação do “Museu do Exército”.

O Museu que já existe, mas não é aberto á visitação externa, abriga em seu acervo, peças do antigo 16º BC BI Mtz. Segundo Silvania Weisemann, gerente de Museologia da Secretaria de Estado de Cultura, a intenção é que esse Museu seja aberto ao grande público e dessa forma, o Exército se aproxime do cidadão. Silvania explica que a população tem sempre uma imagem mais fria do exército e com a abertura do Museu ao grande público essa imagem poderá ser desmistificada.

Silvania lembra também, que já era um desejo da Secretaria de Estado de Cultura, realizar essa aproximação, pois, fomentar a visitação do Museu do Exército, é também atender a demanda de turistas na nossa cidade. "Sempre temos recebido turistas que tem interesse em visitar o Museu do 44º Batalhão, e agora, essa visitação será possível".

Os técnicos da Secretaria de Cultura, verificaram as necessidades do espaço durante a visita. Segundo Maria Antúlia Levente, Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural, estabeleceu-se que através dos Técnicos, a Secretaria de Cultura irá dar o suporte necessário para que o Museu abra as portas para a comunidade.

“A Secretaria de Estado de Cultura irá auxiliar na elaboração de um projeto para a estruturação mobiliaria do Museu e solicitar também, a vinda de um profissional museológico ao Iphan”, finaliza ela.

Participaram da visita a gerente de Museus Silvania Weisemann, Antúlia Levente, Gerente de Patrimônio Histórico e cultural e Doralice de Assis, técnica da Secretaria de Estado de Cultura.
Imprimir