Imprimir

Notícias / Política MT

Servidores públicos acampam dentro do Palácio Paiaguás (Atualizada)

Da Redação - Alline Marques e Julia Munhoz

Cerca de 300 servidores da área instrumental do governo estão acampados no pátio do Palácio Paiaguás na expectativa de ser atendido pelo vice-governador Silval Barbosa (PMDB). Eles paralisaram as atividades nesta terça-feira (23) e cobram reajuste salarial, além da flexibilização para subir de classe.

A Secretaria de Estado de Adminsitração (SAD) alega a existência de um termo de compromisso assinado pelo sindicato em 2008 em que impossibilita a reivindicação salarial, já que à época foram concedidos aumento e recomposição salarial pelas perdas com a inflação do período.

Porém, a categoria não aceita a justificativa e alegam que o acordo foi apenas para recomposição e não reajuste, por isso, os servidores optaram pela greve.

Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig), Edmundo César Leite, a classe por diversas vezes tentou negociar, porém, desde fevereiro as negociações foram encerradas por parte do governo.

O sindicalista ressalta que a evasão de servidores desta área é muito grande, por conta do baixo salário. "Já foram realizados três concursos para suprir a falta de funcionários nesta área. A evasão, por baixos salários, é de 40%", afirmou.
 
De acordo com o presidente do sindicato a assessoria do governo entrou em contato, por telefone, avisando que o governador Blairo Maggi (PR), o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), o deputado estadual José Riva (PP) e o secretário de Fazenda Éder Moraes estão reunidos para debater sobre a situação dos servidores, que continuam no pátio do Palácio, aguardando comunicado para reunião oficial.


Mais informações em instantes.

Responsáveis por repasses entram em greve na terça
Imprimir