Imprimir

Notícias / Educação

Mangá ensina a estudar cálculo, um terror da matemática

Folha Online

Terror dos estudos de matemática, o cálculo pode ser aprendido por meio do mangá. Essa é a proposta do livro "Guia Mangá de Cálculo Diferencial e Integral", um lançamento da editora Novatec nesta semana.

A obra ilustra a história de Noriko, repórter iniciante no jornal "Times Asagake". Ela quer cobrir assuntos importantes, como política e relações internacionais, mas será que está preparada? O sr. Seki, seu rigoroso chefe, está disposto a ensiná-la a analisar suas reportagens com olhar matemático.

Ao longo da história, você vai descobrir, durante o aprendizado de Noriko, que o cálculo é mais do que apenas uma disciplina para assustar os candidatos a cientistas. Você verá que o cálculo é uma forma útil de entender padrões em física, economia e no mundo que nos rodeia, com a ajuda de exemplos da vida real, como probabilidade, curvas de oferta e procura, economia da poluição e densidade do "shochu" (uma bebida japonesa).

O sr. Seki ensina Noriko a usar a derivação para entender a taxa de mudança de uma função, aplicar o teorema fundamental do cálculo e compreender a relação entre a derivada de uma função e sua integral, integrar e derivar as funções trigonométricas e outras funções complicadas, usar cálculo multivariável e derivação parcial para lidar com funções complicadas, além de usar expansões de Taylor para aproximar funções difíceis com precisão por meio de polinômios.

O "Guia Mangá de Cálculo Diferencial e Integral" é indicado para quem está um curso de cálculo pela primeira vez ou se precisa só de uma breve reciclagem.
Imprimir