Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Icesp recruta pacientes com câncer de rim para pesquisa internacional

Folha Online

O Programa de Pesquisa Clínica do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) recruta voluntários com câncer de rim para participar de estudos clínicos internacionais sobre novos medicamentos para tratamento destes tumores.

Segundo informações do Icesp, as novas drogas têm característica de ação em alvo-molecular. Isto significa que agem diretamente sobre as células do tumor, promovendo sua regressão ou estabilização. "No caso de pacientes com metástases, o uso de medicamentos conhecidos como terapias de alvo molecular e anti-angiogênicas, tem trazido aumento da sobrevida e melhora da qualidade de vida destes pacientes", disse, por meio de nota, o oncologista clínico do Icesp Gilberto de Castro Junior, que participa da pesquisa.

Os interessados em participar do estudo devem entrar em contato com o Instituto do Câncer pelo telefone 0/XX/11 3893-2652.

Histórico

De acordo com o Icesp, estudos internacionais indicam que a incidência mundial do câncer de rim aumentou 43% nas últimas três décadas e atualmente equivale a 2% dos carcinomas em adultos. A prevenção e detecção precoce são importantes para garantir a cura da doença.

A presença de sangue na urina pode ser um sintoma da doença. Quando em estádio bastante avançado, o tumor torna-se palpável e há presença de dor abdominal.
Imprimir