Imprimir

Notícias / Cidades

Militares vistoriam área para abrigar 500 soldados

De Sinop - Alexandre Alves

Representantes do Exército Brasileiro estiveram em Sinop, nesta terça-feira (23), vistoriando áreas para instalação de vilas militares, visando construir 200 casas para brigar 500 soldados que vão compor o Batalhão de Infantaria que será construído no município.

Os militares analisaram áreas ofertadas pela prefeitura e vão decidir posteriormente em qual podem se instalar. Já está definido que o batalhão será construído em uma área de 50 hectares, às margens da BR-163, na saída para Cuiabá. No terreno o exército construirá o quartel, além de outras instalações militares.

A implantação da unidade militar no Nortão foi inclusa no Plano Nacional de Defesa, aprovado em 2009 pelo governo federal. A implantação do exército em Sinop está sendo conduzida general Rui Alves Catão, comandante militar do Oeste. Ainda não há informação oficial de quanto o governo federal investirá para construção do batalhão,

Entre as razões pelo qual o exército vai se instalar no Nortão está o rápido desenvolvimento da região e a ausência de força militar, que no Estado está presente somente em Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis. A localização estratégica, levando em consideração a região que termina o cerrado e começa o bioma Amazônico, também foi levado em conta, bem como a estrutura do município.

Ano passado, estiveram na região fazendo levantamentos, além de Catão, o general de brigada Paulo Roberto Ferreira Vianna, general de brigada Gislei Morais de Oliveira e o general de brigada Guilherme Cals Theophilo Gasparde Oliveira. Eles visitaram Sinop, Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta e Guarantã do Norte.
Imprimir