Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Ginecologista afirma que não menstruar prolonga a vida

Folha Online

Para o ginecologista Elsimar Coutinho, a menstruação é um desperdício de vida, em qualidade e quantidade. O médico Eliezer Berenstein, autor do livro "A Inteligência Hormonal da Mulher", pensa exatamente o oposto.

Prefira roupas íntimas de algodão; veja dicas de ginecologista

Em entrevista à Livraria da Folha, Coutinho afirmou: "A opinião do doutor Eliezer, que atribui inteligência aos hormônios, não é baseada em evidências e por isso não tem peso. É só dele."

Segundo o médico, não menstruar traz diversos benefícios, como preservar a fertilidade e não desperdiçar óvulos, inibir a tensão pré-menstrual e as cólicas, prevenir a endometriose [doença dolorosa caracterizada pela presença da camada interna do útero --que se renova pelo ciclo menstrual-- fora do ambiente uterino e pode causar infertilidade] e a obstrução tubária, "além de prolongar a vida", conclui.

Conheça nossa estante com obras sobre saúde da mulher

O volume "Menstruação: A Sangria Inútil", escrito por Coutinho, explica detalhadamente as vantagens de suprimir a menstruação.

"A menstruação só ocorre nas mulheres que, tendo ovulado, não engravidam. As mulheres que engravidam e amamentam não menstruam. Em termos práticos a menstruação repetida é um método anticoncepcional", explica Coutinho.
Imprimir