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Confiança do consumidor cresce após quatro meses de queda, diz Fecomercio

Folha Online

Os consumidores da região metropolitana de São Paulo estão mais confiantes no país em fevereiro, segundo pesquisa da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de São Paulo). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou alta de 6,8% em fevereiro, em relação a janeiro e atingiu 132,9 pontos. É a primeira variação positiva após quatro meses consecutivos de queda.

Para a entidade, o humor do consumidor foi influenciado pela queda dos índices de inflação e medidas pontuais do governo federal para estimular a atividade econômica.

"A pesquisa nos mostra que, neste momento, os consumidores estão percebendo que a crise global não está atingindo o Brasil com a mesma intensidade que está alcançando outras economias. O cenário negativo do mundo ainda não contaminou os brasileiros, que estão confiantes na capacidade do país de superar esta crise", afirmou Abram Szajman, presidente da Fecomercio.

Para Szjaman, fatos como o aumento da renda apontado pelo IBGE em 2008 e o reajuste recente do salário mínimo, além do nível de emprego, que no último trimestre de 2008, período em que a crise surgiu, foi melhor do que 2007, na comparação com igual período, também estão contribuindo para a percepção positiva do consumidor.

Na comparação com janeiro de 2008, houve uma queda de 9,8% no índice (147,3 pontos). O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar. É composto por dois indicadores: o Icea (Índice das Condições Econômicas Atuais), que registra como o entrevistado percebe a sua situação atual. e o IEC (Índice das Expectativas do Consumidor), que avalia a percepção em relação ao futuro.

Em fevereiro, o Icea apresentou alta de 8,7% em relação a janeiro (128,8 pontos). O IEC também apresentou elevação, de 5,6%, em relação a janeiro e atingiu 139,2 pontos.

Homens e Mulheres
Na análise segmentada, os homens estão mais otimistas em relação às mulheres (136,6 pontos contra 129,2 pontos, respectivamente).

A Fecomercio ressaltou que os consumidores com idade inferior a 35 anos estão mais confiantes e em fevereiro atingiram alta de 5,4% no ICC (135,4 pontos). Entre os paulistanos da faixa etária superior a este patamar também houve alta de 8% no ICC (130,4 pontos).
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