Imprimir

Notícias / Economia

Barral defende agregação de valor e diversificação da pauta de exportações

ABr

Informações sobre 29 mercados compradores de produtos brasileiros e a agenda de reuniões bilaterais de comércio exterior e de missões empresariais estão reunidas na Agenda de Eventos Internacionais 2009 – ações coordenadas para comércio e investimentos, lançada hoje (10) na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O material, disponível na internet, foi elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em um momento em que há queda da demanda por produtos por conta da crise financeira internacional.

Para o secretário de Comércio Exterior do ministério, Welber Barral, os países em desenvolvimento são uma oportunidade para o Brasil porque mesmo em meio à crise devem apresentar crescimento, diferentemente das nações desenvolvidas. Barral acrescentou que é preciso diversificar e agregar valor às exportações brasileiras “para não ficarmos dependentes de poucos produtos em alguns mercados".

Segundo o secretário, o Brasil deve alcançar neste ano a meta do governo de participação de 1,25% nas exportações mundiais. A previsão era de chegar a esse objetivo somente em 2010, mas, de acordo com o secretário, o aumento da participação brasileira será possível porque as vendas externas de outros países estão caindo. “Devemos alcançar isso não porque crescemos muito, mas porque outros países crescem menos”.
Imprimir