Imprimir

Notícias / Economia

Produção industrial da Alemanha tem queda recorde em dezembro

Folha Online

A produção industrial na Alemanha teve em dezembro uma queda 4,6% em relação a novembro. Trata-se da maior desde a reunificação do país, em 1991, devido à queda no mundo todo da demanda, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia.

No Reino Unido também houve queda na produção industrial em dezembro; a retração na indústria britânica foi de 1,7% na comparação com o mês anterior, contra uma expectativa de 1,2%.

Na Alemanha, a queda foi a quarta consecutiva, e superou em muito as previsões dos analistas, que projetavam uma queda de 2,5%. As empresas alemãs vêm reduzindo produção e investimentos devido aos efeitos da crise econômica global, que começou com os problemas no mercado de hipotecas de risco dos EUA.

Ontem, o ministério informou que as encomendas à indústria da Alemanha caíram 25,1% em 2008. "A queda dos pedidos continua a um ritmo inalterado", afirmou o ministério em uma nota. "As projeções para a produção industrial nos próximos meses são extremamente fracas."

A Alemanha está em recessão desde o segundo trimestre de 2008 e as previsões são de que o problema persistirá durante 2009.

No mês passado, o FMI (Fundo Monetário Internacional) informou que a economia da Alemanha sofrerá neste ano uma contração de 2,5%. Em novembro, o FMI havia calculado que a economia alemã encolheria 0,8% em 2009, mas a piora da conjuntura mundial nos últimos dois meses levou o órgão a corrigir suas previsões.

Reino Unido

A produção industrial britânica caiu 2,9% no ano passado como um todo, na comparação com 2007, segundo dados do ONS (Escritório Nacional de Estatísticas, na sigla em inglês). Em dezembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2007, a queda foi de 9,4%.

No setor manufatureiro, a produção caiu 2,2% em dezembro, em relação a novembro. A expectativa era de uma queda menor, de 1,4%. Na comparação com com dezembro de 2007, a queda registrada foi de 10,2%.
Imprimir