Imprimir

Notícias / Cidades

Perspectiva é que Mato Grosso tenha ano de estiagem prolongada

Da Redação/Lucas Bólico

Mato Grosso está enfrentando um período chuvoso atípico. As chuvas acabaram não acontecendo na intensidade com que eram esperadas.O rio Cuiabá não está com um volume que normalmente teria nessa época do ano.

O período chuvoso em Mato Grosso ocorre predominantemente no verão, que terminou na quarta-feira, e diminui a partir do meio do ano, quando se inicia o período de seca.Com a pouca precipitação ocorrida até agora, a expectativa da Secretaria  de Meio Ambiente é que 2009 seja um ano com estiagem prolongada.

É durante o período chuvoso que os rios atingem seu nível máximo. Porém não é isto que vem acontecendo. As chuvas que ocorreram até agora, não foram suficientes para encher os rios e não há previsão para melhora nesses níveis.

Para que o rio Cuiabá atinja o estado de alerta é preciso que chegue à a marca de 8,50 metros. O problema é que o rio esta marcando cerca de 1,92 metros de profundidade. Segundo Múcio Teixeira, analista técnico ambiental da SEMA e assessor especial da
Defesa Civil, a enchente do rio não tem dia ou mês certo para ocorrer, porém  como o período chuvoso  já está chegando ao fim e além do rio continuar baixo, não há previsão para chuvas fortes nos próximos dias.

Imprimir