Imprimir

Notícias / Brasil

Chuva deve continuar a atingir o Estado do Rio até quarta-feira

ABr

As chuvas que atingem parte do Estado do Rio devem persistir até ao menos quarta-feira (7), mantendo alerta para a região serrana e o norte fluminense, segundo informações do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Uma frente fria vinda de São Paulo causou o temporal que atingiu o Rio na madrugada de hoje. As fortes chuvas e ventos de até 70 km/h provocaram estragos em todas as cidades. Até a tarde desta terça, a Defesa Civil já tinha confirmado a morte de 79 pessoas em todo o Estado.

"Os chuvas devem persistir, mesmo que em menor intensamente, principalmente nos pontos montanhosos do Rio. O alerta maior é para as regiões mais úmidas que já sofrem com o acúmulo de água e podem sofrer deslizamentos de terra", explica a meteorologista do Cptec Mônica Lima.

De acordo com ela, o Estado do Rio de Janeiro sofre com problemas geográficos, principalmente nas regiões montanhosas que, além da frente fria, são influenciadas pela pressão dos ventos oceânicos que acentuam o acumulado de chuvas nesses pontos.

A região de Angra dos Reis, que sofreu em janeiro deste ano com problemas de chuvas, já começa a tomar medidas de precaução aos novos temporais. De acordo com a Defesa Civil, alguns trechos da Rodovia Mário Covas foram interditados em meia pista na altura de Piraquara, próximo à Praia de Pingo D'Água. Outro ponto da rodovia foi interditado em meia-pista na altura de Garatucaia devido a um deslizamento de blocos de rochas de pequenos e grandes portes.

Como medida preventiva, a prefeitura de Angra dos Reis interditou a estrada Angra-Getulândia, na altura do Morro da Glória 2.
Imprimir