Imprimir

Notícias / Cidades

Rondonópolis sedia etapa regional da Conferência de Segurança Pública

Da Redação C/Assessoria

Rondonópolis é o primeiro município em Mato Grosso a realizar a etapa regional da 1ª Conferência de Segurança Pública. O evento, que acontece no município na próxima sexta-feira (27.) vai reunir representantes do governo, trabalhadores em segurança pública, sociedade civil e demais agentes sociais para discutir propostas e diretrizes para a Política Nacional de Segurança Pública, que irão compor os debates da Conferência Nacional de Segurança.

Os debates serão realizados através de sete eixos temáticos: Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; Financiamento e gestão da política pública de segurança; Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; Repressão qualificada da criminalidade; Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz; Diretrizes para o Sistema Penitenciário; Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes.

Segundo o coordenador da etapa regional em Rondonópolis, Fernando Roberto de Souza, o evento vai reunir mais de 150 participantes de nove municípios da região. “A comissão organizadora está empenhada na mobilização da sociedade e representantes dos poderes para debater assuntos relevantes apara toda a comunidade”, ressaltou.

Para Fernando, a conferência é um momento único para a região. “Agora temos a oportunidade de elaborar por nós mesmos as diretrizes e princípios que queremos para o Plano Nacional de Segurança Pública. Desta forma a sociedade vai opinar o que deve mudar para a melhoria no nosso sistema”, comenta.

A etapa regional da Conferência de Segurança Pública em Rondonópolis acontece no Auditório do Sebrae, a partir das 8h. Também serão realizadas conferências nos polos de Cáceres, Sinop, Tangará da Serra e Barra do Garças e etapas municipais em Cuiabá e Várzea Grande (confira lista abaixo).

CONSEG  

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve uma série de etapas. Entre elas, as estaduais, as municipais eletivas e preparatórias, as conferências livres, a conferência virtual, os seminários temáticos e outras ações que possibilitam qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2009. 

Calendário

- 27 de março - Rondonópolis
Local: Auditório do Sebrae
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h

- 03 de abril - Cáceres
Local: Auditório do 2º Batalhão de Fronteira

- 17 de abril / Sinop
Local: Auditório da UNEMAT

- 08 de maio – Tangará da Serra
Local: Auditório do CEPROTEC

- 15 de maio /Barra do Garças
Auditório da UNIVAR

- 22 de maio – Cuiabá
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

- 28 de maio / Várzea Grande
Local: Auditório da Prefeitura Municipal

- Conferência Livre – 22 de abril
Encontro dos Conselhos Comunitários de Segurança de MT
Local: Academia da Polícia Civil – Cuiabá

- Conferência Estadual de Segurança Pública – 18 a 20 de junho
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso – Cuiabá

- Conferência Nacional de Segurança Pública – 27 a 30 de agosto
Local: Brasília - DF


Imprimir