Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

MT é maior responsável este ano pelo desmatamento da Amazônia

Da Redação - TA

Só nos meses de janeiro e fevereiro deste ano Mato Grosso desmatou uma área de 143,4 km², segundo pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgadas pelo portal Globo Amazônia. Essa área pode corresponder a 69% de todo o desmatamento sofrido pela floresta amazônica em 2010 (208,2 km²).

Segundo o Inpe, Mato Grosso, responsável pela maior área de desmatamento da floresta, foi o estado que apresentou melhor oportunidade de observação pelo sistema de monitoramento dos focos de desflorestamento.

Roraima aparece como o segundo estado mais desmatado, com 26,9 km2 (13%).
Em janeiro, em toda a região, foram detectados 23 km² de desmatamento, e em fevereiro 185 km². No mesmo período do ano passado, foram encontrados 222 km² e 143 km², respectivamente.

O Inpe ressalta que os dados devem ser analisados levando em consideração a distribuição de nuvens, que impedem a observação de boa parte do território e dificulta o trabalho dos técnicos. A área observada livre de cobertura de nuvens correspondeu a 31% da Amazônia Legal no mês de janeiro. Em fevereiro, a cobertura foi de 43%.

Os estados que apresentaram maior cobertura de nuvens em janeiro foram os estados do Amapá (99%), Pará (96%), Rondônia (68%) e Amazonas (66%). Em fevereiro os estados de Rondônia (97%), Amapá (96%), Acre (82%) e Pará (78%) foram os que apresentaram maior cobertura de nuvens. As informações são do Globo Amazônia.
Imprimir