Imprimir

Notícias / Política BR

Marco Aurélio Garcia diz que Gilmar Mendes "deveria falar mais nos autos" por criticar Lula

Folha Online

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta sexta-feira que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, "deveria falar mais nos autos do que nos microfones". Mendes tem criticado as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamando das ações da Justiça Eleitoral.

Segundo Garcia, as críticas de Mendes não vão provocar nenhum mal-estar entre os Poderes, mas o presidente do STF deveria ser mais cauteloso com as palavras para evitar a exposição da Suprema Corte.

"Olha se fosse criar aresta, as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal já teriam criado muito mais arestas. O presidente do Supremo Tribunal Federal deveria talvez falar mais nos autos e menos nos microfones. Um presidente da Corte Suprema deve falar mais nos autos. Essa é a boa tradição jurídica brasileira. Não é se preservar, é preservar o Supremo", disse.

Em resposta a declaração de ontem do presidente Lula de que "não podemos ficar subordinados a um juiz, ao comentar sobre eleição", o presidente do STF afirmou hoje que "todos nós estamos subordinados à Constituição e à lei".

Para o assessor especial, o presidente Lula não quis agredir a Justiça Eleitoral, mas relembrar a necessidade urgente de uma reforma política no país.

"Ele disse que tem que fazer uma reforma política no país. Qualquer pessoa que olhe para a fragilidade das instituições brasileiras acha isso e sabe que tem que fazer uma reforma política, ou vocês acham que o sistema eleitoral brasileiro está bom? Ou vocês acham que a tardança da Justiça ta bom? Não é um problema da Justiça brasileira, é um problema do desenho institucional do país que tem que ser corrigido", afirmou.
Imprimir