Imprimir

Notícias / Brasil

Paes anuncia reassentamento de famílias do Morro do Urubu

Terra

O prefeito Eduardo Paes acaba de anunciar, em sua página no Twitter, que parte do Morro do Urubu, em Piedade, na Zona Norte, será a primeira comunidade reassentada. De acordo como prefeito, as famílias começam a sair neste sábado e as casas serão demolidas já na segunda feira.

A prefeitura não informou para onde os moradores serão levados. Trinta famílias da comunidade recebem atendimento na quadra da escola de samba do Jacarezinho.

Caos no Rio

A chuva que castigou o Estado do Rio entre os dias 5 e 6 de abril matou mais de 200 pessoas soterradas. O temporal alagou as principais vias da cidade, causou diversos deslizamentos e destruição em todo o Estado. O Serviço de Meteorologia do Rio registrou no período o maior índice pluviométrico da cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos: 288 mm.

Desde que a chuva começou, por volta das 17h30 desta segunda-feira, uma série de congestionamentos provocou transtornos no tráfego no Rio. A situação mais crítica, de acordo com a Guarda Municipal, ocorreu na Praça da Bandeira, que é um dos locais de acesso a vários pontos do Centro. O local ficou totalmente alagado e o nível da água chegou a atingir 1,5 m, impedindo a passagem de carros e ônibus. Nesse ponto, assim como na Avenida Maracanã, bombeiros usaram barcos e botes infláveis para auxiliar motoristas e pedestres.

Milhares de pessoas, entre elas muitas crianças e idosos, perderam suas casas e estão desabrigadas. Diversos locais estão recolhendo doações, como roupas, cobertores, colchonetes e comida. O Hemorio também está com o estoque baixo, aguardando doações de sangue de voluntários.

A chuva que castiga o Rio de Janeiro desde segunda-feira deixou pelo menos 216 mortos e 161 feridos, alagou ruas, causou deslizamentos e destruição no Estado. Segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio (Geo-Rio), desde o início do mês foi registrado índice pluviométrico entre 200 mm e 400 mm (dependendo da localidade). É o maior índice de chuvas na cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos. A média prevista pro mês de abril é de 91mm.

Imprimir