Imprimir

Notícias / Variedades

Para o ator Jonathan Rhys Meyers, viver Henrique VIII mudou sua carreira

Reuters

Ele poderia ter sido apenas mais um jovem ator de Hollywood a aparecer, mas Jonathan Rhys Meyers escolheu se tornar um rei - na TV. E tendo feito essa escolha, o ator diz que sua vida mudou.

Há quatro anos, Rhys Meyers estava saindo de uma indicação ao Emmy e de uma vitória no Globo de Ouro por interpretar Elvis Presley, havia impressionado o público em "Match point - Ponto final", de Woody Allen, e trabalhado como rival de Tom Cruise em "Missão: Impossível 3".

Ele estava entre os jovens atores mais badalados de Hollywood. Mas o irlandês Rhys Meyers trocou os filmes para interpretar o Rei Henrique VIII na série "The Tudors" (exibida no Brasil no canal de TV a cabo People+Arts). Inicialmente, ele pensou que o papel principal poderia durar apenas um ano, mas estava errado.

A série inicia sua quarta e final temporada neste domingo, com o rei Henrique - agora com mais de 40 anos - combatendo uma doença, levando seu país à batalha e, é claro, casando e casando novamente.

O papel já rendeu a Rhys Meyers duas indicações ao Globo de Ouro, e, apesar de ter dito à Reuters que agora é hora de seguir em frente, afirmou que o trabalho o tornou um ator mais inteligente e melhor.



Experiência e aprendizado

"Mudei. Meus conceitos mudaram. Tudo que fiz até agora foi um aprendizado", afirmou. "Agora, penso, aos 32 anos, que ganhei experiência suficiente para saber o que eu quero. Agora, eu sei o que eu quero."

O que Rhys Meyers quer, segundo ele próprio, é trabalhar com diretores que possam desafiá-lo, confrontá-lo quando ele não está acertando no personagem, e sempre pressioná-lo para que seja um melhor ator.

Ele afirmou que diretores com os quais ele trabalhou no passado, como Allen, Ang Lee e Robert Altman, fizeram isso, e o papel do rei Henrique fortaleceu suas habilidades por causa das várias facetas do personagem.

Henrique VIII reinou de 1509, quando era um adolescente, até sua morte, em 1547, aos 55 anos. Ele foi o segundo governante da Casa de Tudor, e seu período no trono foi marcado pela separação da Igreja da Inglaterra da Igreja Católica Romana, além de seus seis casamentos.

"The Tudors" cobriu isso tudo, com Rhys Meyers retratando o monarca inglês de sua juventude até a meia-idade. A quarta temporada terá seu casamento com uma jovem Katherine Howard e mostrará seus últimos anos, quando fica obeso, doente e cada vez mais cruel.



O ator está em cartaz nos cinemas brasileiros com a ação "Dupla implacável", em que atua ao lado de John Travolta. A produção tem o nome do diretor francês Luc Besson entre os idealizadores.
Imprimir