Imprimir

Notícias / Política MT

Valtenir comemora criação de varas trabalhistas

De Brasília - VT

O Conselho Especial do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, aprovou parecer técnico para a criação de uma Vara da Justiça do Trabalho na cidade de Colniza, em Mato Grosso. Também foi aprovada, em segunda votação, vez a instalação das Varas nos municípios de Sapezal, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alto Araguaia e Peixoto de Azevedo.

A conquista das Varas aconteceu através da gestão política do Deputado Federal Valtenir Pereira (PSB) com Ministros do TST. Na última quinta-feira (08) o parlamentar se reuniu com uma comitiva na realização de oito audiências durante mais de dez horas em busca de articular a confirmação da aprovação das cinco Varas, pré-aprovadas no dia 24/03, e da inclusão de Colniza, que havia sido reprovada por 4 votos a 3.

As ações trabalhistas de Colniza são atendidas na Vara da cidade de Juina, que fica 340 quilômetros do município, e com difícil acesso já que a estrada não é pavimentada, acaba gerando demanda reprimida.

A prefeita de Colniza, Neuci Capitani, disse que a instalação de uma vara trabalhista vai trazer benefícios a toda região. “Colniza não tem demanda de justiça porque ninguém se dispõe a se deslocar 340 quilômetros para outra cidade, mas a partir da criação de uma vara trabalhista tenho certeza de que as pessoas vão procurar seus direitos. Essa nova vara vem dar uma nova dimensão a uma região muito empobrecida e carente. Agradeço muito ao deputado Valtenir, porque foi uma luta muito intensa, mas conseguimos alcançar a vitória", afirmou.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Osmair Couto, também comemorou a decisão do TST. Segundo ele, municípios como Colniza apresentam um alto índice de criminalidade devido à ausência do Estado. A cidade por exemplo, saltou de 3 mil para 32 mil habitantes entre 1998 e 2008. “É um dos municípios mais violentos do país e extremamente carente em relação à intermediação judicial”, destacou

Participaram das audiências juntamente com o deputado Valtenir, o prefeito de Sapezal César Maggi, a prefeita de Colniza Neuci Capitani, o prefeito de Nova Mutum Lírio Lautenschlager, o prefeito de Lucas do Rio Verde Marino José Franz, e o Secretário de Administração de Alto Araguaia José Pereira.

Estavam também, representantes da 23º Região da Justiça do Trabalho de Mato Grosso, o Desembargador-Presidente do TRT Osmair Couto, o Vice-Presidente Tarcísio Régis e Adalberto Henrique Sé (Secretário Geral). O presidente da OAB de Lucas de Rio Verde Abel Sguaregi e o Conselheiro Estadual Valdir Miquelin, completaram a caravana com o socialista.

Os pareceres seguem agora para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aprovação final. Em seguida serão votados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. “Foi um trabalho árduo e persistente, mas estamos a um passo de assegurar os fóruns trabalhistas que precisamos para o Estado”, salientou Valtenir. As informações são da assessoria de imprensa do deputado. 
Imprimir