Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

CPI da saúde entrega lista de 120 mil pacientes do SUS

Da assessoria - Jupirany

A Secretaria Estadual de Saúde começa a checar a lista de 120 mil pessoas que aguardam atendimento de saúde para consultas, exames e cirurgias. A relação dos pacientes foi entregue hoje ao secretário estadual de Saúde, Kamil Fares pelos deputados estaduais; Sergio Ricardo, presidente da CPI da Saúde e o Walace Guimarães.

Fares acredita que em 10 dias iniciam os exames e consultas que deverão ser feitos nos hospitais conveniados a rede SUS e no Centro de Especialidades de Cuiabá que contará com 80 médicos do Estado que estão sendo chamados para trabalharem no mutirão. “ Estamos convocando todos estes profissionais que estavam a disposição em outras instituições para que possamos atender a todos” , disse o secretário.

O presidente da CPI da Saúde, deputado Sergio Ricardo(PR) entregou a lista de 120 mil nomes de pacientes do Estado, sendo que até 15 de novembro do ano passado haviam 62.867 pessoas esperando por consultas. Desse total, 49.087 são de Cuiabá e 12.880 são do interior e outros estados brasileiros. Todos precisam de atendimento em áreas especializadas, como ; neurologia(7.313), cardiologia(5.915), dermatologia(5.009), oftalmologia(4.843), otorrinolaringologia(3.323) e outros.

Para exames, a lista apresenta 13.787 pacientes que necessitam de investigação clínica de alta complexidade, sendo que 4.484 são de Cuiabá e 9.303 são do interior. Boa parte destes pacientes devem fazer ressonância magnética(8.340), tomografia computadorizada(1.800). Já para a média complexidade, são necessários a realização de 44.085 exames, sendo 25.819 de Cuiabá e 18.266 do interior. Os exames são Ultra-sonografia e radiografia.

No caso dos procedimentos cirúrgicos, existe uma demanda reprimida em Cuiabá de 7.236 cirurgias, sendo 3.283 já regulados e aguardando atendimento nos hospitais e 3.953 na Central de Regulação aguardando liberação nos hospitais. As cirurgias de maior volume são: ortopédica e traumatologia(1.887); gastroenterológica((1.473); ginecológica(754), urológica(717); cirurgia plástica(666); cardiovascular(250) e outros procedimentos cirúrgicos(1.224). A demanda reprimida de procedimentos cirúrgicos encontram-se nos hospitais: Hospital Gera(2.976)l, Hospital Universitário Julio Muller, Santa Casa, Santa Helena, Hospital do Cancer e outros hospitais.

Durante a visita de Kamil Fares a CPI da Saúde, o presidente da comissão, deputado Sergio Ricardo alertou o secretário de que existe hoje a necessidade de pelo menos mais 140 leitos de UTIs em Mato Grosso . “ Somente nos hospitais regionais,faltam 50 leitos e pelo nosso levantamento, a maioria destes leitos de UTIs estão ocupados com vítimas de acidentes de moto, uma situação assustadora”, disse o deputado. Fares comentou que a preocupação é nacional e “ temos hoje milhares de pais de família com 30 anos que estão inutilizados por conta de moto. E quem paga essa conta é o SUS”, disse. Segundo Sergio Ricardo, em 1980 haviam 5 mil motos cadastradas no Detran em Mato Grosso. “Hoje são 500 mil”, afirmou.

Kamil Fares disse que está totalmente voltado para implantar o Plano de Ações de Saúde(PAC) que será lançado na segunda-feira juntamente com o Programa Fila Zero , criado a pedido da CPI da Saúde para acabar com o sofrimento dos usuários do SUS. Fares disse que em função dos trabalhos realizados pela CPI da Saúde serão feitas grandes mudanças no Sistema de Regulação e que já acordou com os hospitais HGU e Julio Muller para exames de alta complexidade. Anunciou aos deputados da comissão que acabou de autorizar o credenciamento do hospital Sotrauma para cirurgias ortopédicas pela tabela do SUS. “ As outras medidas vamos anunciar na próxima segunda-feira e as outras sugestões da CPI da Saúde serão atendidas”, finalizou.
Imprimir