Imprimir

Notícias / Brasil

Limpeza do Cristo vai durar todo fim de semana no Rio; PF investiga pichação

folha online

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) informou nesta sexta-feira, por meio de nota, que a limpeza do Cristo Redentor, pichado na noite de anteontem, deve durar todo o final de semana

Segundo o órgão, "testes para a remoção já começaram e vão definir a técnica a ser empregada". O Cristo recebeu com pichações em parte dos braços.

"Os trabalhos vão adentrar o fim de semana, uma vez que a ação sobre a tinta aplicada deve ser adotada o mais rápido possível, para evitar que a sua fixação se consolide nas tesselas em pedra sabão que revestem a imagem", afirmou o instituto.

Também nesta sexta, a PF (Polícia Federal) informou que a Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico abriu procedimento para investigar o ataque.
De acordo com a PF, a lei prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para condenados por "pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano".

Na quinta (15), o prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirmou que o caso já era investigado pela polícia. "É crime de lesa-pátria. Trata-se de um ícone não só do Rio, mas do Brasil todo. São delinquentes, marginais, que serão presos assim que identificados", afirmou

Imprimir