Imprimir

Notícias / Política BR

Ministro do Supremo arquivo pedido para impedir eleição indireta no DF

Folha Online

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou ação popular para impedir a eleição indireta para o governo do Distrito Federal, que está marcada para este sábado.

Para o ministro, a jurisprudência é clara no sentido de que não compete ao Supremo julgar ações populares.

A Câmara do Distrito Federal irá escolher o próximo governador distrital que ocupará o cargo para um mandato tampão até o final do ano. Seis candidatos serão escolhidos por 24 deputados distritais.

O governador irá substituir José Roberto Arruda (sem partido), que foi cassado no mês passado por infidelidade partidária por ter saída do DEM. Envolvido em um escândalo de corrupção, ele ficou preso por dois meses por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A eleição está marcada para começar às 15h. Cada candidato poderá falar por 30 minutos. Se nenhum candidato tiver a maioria absoluta dos votos, haverá um segundo turno, que deve acontecer no sábado.

Inicialmente havia nove candidaturas. No entanto, duas candidaturas foram impugnadas pela Câmara na terça-feira. Ontem, o candidato do PV desistiu de concorrer.

Para concorrer, os candidatos foram obrigados a apresentar seu plano de governo.

Veja os candidatos

Aguinaldo de Jesus (PRB) - Deputado distrital no terceiro mandato e pastor evangélico, foi secretário de Esportes no governo Arruda. O vice é Roberto Wagner Monteiro.
Antônio Ibañez (PT) - Foi secretário de Educação no governo de Cristovam Buarque (PSB), de 1995 a 1999, e reitor da UnB. O vice é Cícero Rola.
Luiz Filipe Coelho (PTB) - Subprocurador-geral da Procuradoria-Geral da República e ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no DF. O vice é João Estênio Bezerra.
Messias de Souza (PCdoB) - Ex-secretário de Desenvolvimento Social do governo de Cristovam Buarque, foi assessor especial do ministro do Planejamento, Guido Mantega. A vice é Amância Ferreira.
Rogério Rosso (PMDB) - Foi secretário de Desenvolvimento Econômico e administrador de Ceilândia no último governo Joaquim Roriz (PSC) e, na gestão de Arruda, presidiu a Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal). A vice é Ivelise Longhi.
Wilson Lima (PR) - Governador em exercício do DF. O candidato exerce pela terceira vez mandato de deputado distrital. O vice é Jucivaldo Salazar.
Imprimir