Imprimir

Notícias / Política MT

Questão fundiária gera 1º embate entre pré-candidatos

Da Redação - Marcos Coutinho

A regularização fundiária, considerada um tema delicado tanto para os governos dos Estados quanto para a União, foi a pauta do primeiro embate entre os pré-candidatos a governador, durante audiência pública realizada no município Ribeirão Cascalheira, localizado a 940 quilômetros de Cuiabá, neste final de semana.

Silval Barbosa, atual governador de Mato Grosso peço PMDB, Wilson Santos ex-prefeito de Cuiabá, e do PSDB, e o empresário Mauro Mendes, candidato pelo PSB à sucessão de Blairo Maggi (PR), têm opiniões distintas a respeito do gravíssimo problema que atinge milhões de brasileiros, sobre tudo nas áreas de fronteiras agrícolas, como Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Amazonas etc.

A despeito de a regularização fundiária ainda patinar em todas as unidades da federação, os três candidatos prometem soluções para equacionar o problema, mas sabem que a falta de regularização se arrasta há mais de três décadas do país

Para Silval Barbosa, o momento é propício para discutir a problemática e, de modo especial, repensar o papel dos órgãos públicos envolvidos com a reforma agrária. Radical, o pré-candidato tucano sustenta que a questão fundiária precisa ser "zerada" e tratada com prioridade. Mendes, ouvido pelo Olhar Direto, lamentou o fato de os governos nunca terem envidado "esforços concretos para solucionar a reforma agrária e implementá-la com jusitça social.


Outras informações em instantes/Atualizada às 16h30
Imprimir