Imprimir

Notícias / Educação

Desenho de cubo no asfalto vence mostra de artes visuais

G1

Um estudante do 2º ano do curso de artes plásticas foi o vencedor da Mostra de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. Promovida pela faculdade, a exposição é uma forma de incentivar a produção de arte contemporânea e de debater a formação artística entre os alunos.

O premiado foi Daniel Scandurra, de 22 anos, que apresentou um vídeo e fotos do trabalho que produziu em meio aos carros na Rua Campevas, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo. Para produzir a obra, o estudante usou fita crepe para desenhar um cubo no asfalto. O vídeo, chamado "Zero ao Cubo", pode ser encontrado no YouTube.

“Há algum tempo penso em criar uma obra usando essa ladeira, que vejo da janela de casa todos os dias”, disse Scandurra, que é filho do músico Edgar Scandurra e da editora de arte Taciana Barros.


Obra de Daniel Scandurra, exposta na mostra da Faculdade Santa Marcelina (Foto: DivulgaçãoO jovem teve ajuda da namorada, Juliana de Lamare, que ficou na janela da casa dele dando as coordenadas, por celular, de onde deveria iniciar cada ponto do desenho, e do amigo Rafael Luvizetto, que o ajudou a produzir a imagem. "Tive ajuda ainda de outros amigos na edição. No total, umas cinco a seis pessoas participaram do trabalho", afirmou.

Os pais foram inspiração para o jovem escolher a área de artes na faculdade. Scandurra entrou no curso de design gráfico e depois migrou para as artes plásticas. “No segundo ano de design, achei que incentivavam pouco a criatividade”, afirmou.

O estudante desenvolve agora um projeto de iniciação científica em que pesquisa o músico e escritor norte-americano John Cage (1912-1992) do ponto de vista da poesia concreta. Durante o estudo, escreve as próprias poesias.


Poesia de Daniel Scandurra em relógio da Av. Dr.
Arnaldo, zona oeste de SP (Foto: Daniel Scandurra)Uma dessas poesias está exposta em um relógio público na Avenida Doutor Arnaldo, na região central de São Paulo. “Colei com fita adesiva para mostrar que aquele é um espaço vago que pode ser usado para colocar poesia”, disse Scandurra, que afixou a obra no relógio sem a autorização da Prefeitura. “Fiz algo que pode ser retirado de lá a qualquer momento”, disse.

Scandurra participa ainda do projeto “Pequeno Cidadão”, em que faz músicas infantis com o pai e amigos. “Gosto de misturar mídias”, disse.

O trabalho de Scandurra pode ser visto na mostra da Faculdade Santa Marcelina, que fica em cartaz até 29 de abril, das 8h às 22h. Podem ser vistos ainda outros trabalhos de desenho, gravura, fotografia, instalação e vídeo. A exposição é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Serviço:
Mostra de Artes Visuais
Onde: Espaço Eugénie Villien e Sala 207, na Faculdade Santa Marcelina
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 89, Perdizes, São Paulo
Entrada gratuita
Telefone (11) 3824-5800
Site: www.fasm.edu.br
Imprimir