Imprimir

Notícias / Brasil

Os mistérios da vida de Tiradentes

EFE

O Sr. José Maria Tiradentes e os quatro irmãos acreditam que são descendentes de Joaquim José da Silva Xavier, que nos livros de história é mais conhecido como Tiradentes. Assim como eles, diversos moradores do interior de Minas Gerais acreditam ser herdeiros do herói inconfidente.

A maior parte dessas pessoas que teriam parentesco com Tiradentes mora no centro-oeste de Minas Gerais. Só em Bom Despacho, são mais de 200. O apelido do Alferes da Inconfidência virou sobrenome para muitos mineiros.

"Todo mundo na família assina Tiradentes, inclusive eu com minhas filhas, os netos, todo mundo tem Tiradentes", conta o aposentado. O que os livros de história não contam é que, apesar de o herói da inconfidência mineira ter morrido solteiro, aos 46 anos, ele pode ter deixado filhos.

"Um dos companheiros dele de milícia, Luís de Almeida Beltrão, trouxe a notícia que se tornou lenda: que os filhos que ele adotava, João de Almeida Beltrão e Eugênia Maria, eram filhos de Tiradentes. Nós estamos perseguindo essa historia e de fato ela tem fundamento", explica o pesquisador e escritor, Orlando de Freitas.

Enquanto os historiadores ainda estudam o caso, o governo brasileiro reconhece a descendência e até pagou indenização. Um decreto do Diário Oficial da União de 1969 mostra que foram concedidas pensões de dois salários mínimos a trinetos de Tiradentes.

Agora, outros possíveis herdeiros também querem pensão. "Meu pai falava Tiradentes para aqui Tiradentes para alí, dizia que era parente de Tiradentes", afirma o barbeiro, José Patrocínio da Silva.
Imprimir