Imprimir

Notícias / Economia

Mantega sugere definir data para reforma financeira global

G

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (22) que os países do G20 deveriam discutir uma data para implementar uma reforma financeira mundial.

"Nós devíamos levar a proposta ao G20 de bater o martelo e estabelecer uma data para fazer a reforma financeira em nível mundial", disse o ministro em Washington, após uma reunião com o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner.

O G20 é um grupo que reúne países desenvolvidos, como os EUA e Alemanha, e grandes países em desenvolvimento, como Brasil e África do Sul.

Mantega está na capital americana para participar de uma reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20. A reforma do sistema financeiro nos Estados Unidos é considerada por analistas o próximo grande desafio da agenda do presidente Barack Obama.

O ministro presidiu nesta quinta-feira a reunião do G24, grupo de países em desenvolvimento, como Brasil, Egito e Paquistão. O grupo pediu nesta quinta que as economias desenvolvidas coloquem em ordem suas contas fiscais, de forma a manter a recuperação econômica.

O G24 disse que os países desenvolvidos deveriam "manter políticas para dar sustentação à retomada econômica enquanto conquistam confiança na sustentabilidade de suas finanças, divulgando planos críveis de consolidação, que sejam implementados logo que a recuperação se firmar".

Imprimir