Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Mudança climática altera programa de montanhistas no Everest

UOL

A previsão era de que muitos montanhistas já nos acampamentos do Everest se preparavam para tentar atacar o cume da montanha de 8.848 metros neste fim de semana. Mas uma mudança climática na região fez os escaladores mudarem suas estratégias e deixar para o dis 27 de abril, segunda-feira, a tentativa.

Esta data é considerada pelos sherpas e montanhistas o “dia do cume”, na qual muitas das expedições que estão já alojadas nos acampamentos tentarão realizar a subida. Dentre as equipes, a coreana Oh Eun Sun que escalará seu último cume com mais de 8 mil metros e transmitirá ao vivo. Ela está a caminho do C3, a 6.400 metros de altitude ainda nesta sexta-feira.

Brasileiro - Manoel Morgado, no início da semana, aproveitou para realizar o Active Rest, que consiste em dias de recuperação no campo base após subir aos campos de altitude, mas com atividade física. “Esse plano funcionou maravilhosamente bem no Cho Oyu e vamos aplicá-lo aqui também. Embora tendo um pouco de inveja de outros times que tem dias de verdadeiro descanso sei que esta forma é a melhor e que o esforço desses dias dará frutos mais adiante”, contou Morgado no blog.
Imprimir