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Presidenciáveis armam estratégia online para campanha eleitoral

R7

Pela primeira vez regulamentada pela lei eleitoral, as campanhas na internet prometem ser mais um campo de batalha entre os candidatos nas eleições deste ano. Para isso, os principais pré-candidatos à Presidência – Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) – correm para “se armar” e adotar a melhor estratégia na briga pelos votos dos internautas.

Além dos habituais sites dos candidatos, os partidos tentam aproveitar o fenômeno das redes sociais e a participação dos apoiadores – conceito da web 2.0. No PSDB, por exemplo, a colaboração dos simpatizantes é observada desde já. Ainda sem um site oficial, Serra tem ao menos cinco endereços que remetem a sua campanha.

Responsável pela estratégia online do tucano, o coordenador de comunicação digital do PSDB, Sérgio Caruso, diz que a ideia é descentralizar a mobilização pró-Serra.

- A estratégia é baseada no voluntariado, em ter pessoas de verdade, no espírito da internet.

Dilma

Comandada por seu estrategista de comunicação, deputado federal André Vargas (PR), o PT decidiu contratar alguns dos mais respeitados profissionais do ramo para abrasileirar o modelo americano de campanha pela internet.

A legenda contratou a Pepper Comunicação, que trouxe para a campanha um dos ativistas mais conhecidos da internet brasileira: Marcelo Branco, ex-diretor da Campus Party, espécie de acampamento nerd que acontece todo ano em São Paulo.

Partidos se preparam para onda de ataques
Para ter certeza de que a campanha inspirada em Obama vai dar certo, o PT contratou dois americanos: Scott Goodstein, um dos responsáveis pela bem sucedida estratégia de marketing digital do atual presidente, e Ben Self, fundador da Blue State Digital, empresa que conseguiu arrecadar cerca de US$ 500 milhões (R$ 890 milhões) pela web para a campanha do presidente dos Estados Unidos.

A estratégia ambiciosa do PT é resumida por Branco:

- O principal não é só a campanha falar com a militância, mas a militância também poder fazer sugestões. Queremos que os internautas ajudem na construção da campanha. Queremos que as iniciativas de conteúdos e estratégias colocadas individualmente possam se manifestar.

Marina

Com uma campanha mais modesta que os outros dois adversários, a “verde” Marina vê na internet o principal trunfo para convencer os eleitores de que é a “via alternativa” nestas eleições.

A estratégia da ex-ministra do Meio Ambiente para isso inclui um perfil no Twitter criado em fevereiro deste ano. Quem vai coordenar a equipe de campanha online de Marina é o jornalista Caio Túlio Costa, professor e consultor de novas mídias. Também participa da estratégia digital João Ramirez, um dos idealizadores da rede social brasileira Migux, além de outros dez profissionais.
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