Imprimir

Notícias / Mundo

British Airways anuncia prejuízo e prepara corte de gastos

France Presse, em Londres

A British Airways registrou perdas líquidas nos primeiros nove meses de seu ano fiscal 2008-2009, devido à fragilidade da libra esterlina e à crise econômica mundial, informou nesta sexta-feira a companhia aérea britânica, que prevê cortar gastos.

Os prejuízos aumentaram para 127 milhões de libras (US$ 186 milhões) nos nove meses até 31 de dezembro de 2008, que contrastam com os lucros de 642 milhões de libras registrados no mesmo período do ano passado fiscal.

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA

"Estes resultados foram afetados por uma maior fragilidade econômica e a queda da libra", declarou o diretor executivo da British Airways, Willie Walsh, em comunicado que informa que as vendas aumentaram 6,2%, para 7,05 bilhões de libras (US$ 10,2 bilhões).

A British Airways afirmou que a conta de combustível disparou 50%, apesar da queda dos preços do petróleo nos últimos meses, reflexo do colapso da libra frente ao dólar. O querosene, o combustível utilizado pelos aviões, é refinado a partir do cru, cujo preço é dado em dólares.

Estes resultados levaram a companhia a abrir diálogo com sindicatos sobre salários e produtividade, necessários para melhorar o desempenho financeiro da empresa, disse a British Airways, sem dar mais detalhes.

"O ambiente econômico enfraquecido traz a necessidade de reduzir custos de forma significativa", acrescentou a nota.
Imprimir