Imprimir

Notícias / Educação

Prefeitura investe na educação ambiental para estudantes

Da assessoria

Fruto de discussões entre grupos de profissionais das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Esportes e Lazer, Saúde e Turismo, parceiros e colaboradores, o projeto “Escolas Sustentáveis: brincando e aprendendo com a natureza” tem por objetivo principal promover uma cultura preservacionista e sustentável em Rondonópolis, por meio da Educação Ambiental, principalmente nas crianças e nos jovens.

Quanto a previsão para começar a receber os alunos no Vale Encantado - localizado na Gleba Rio Vermelho, a prefeitura pretende dar início aos trabalhos já no mês de agosto. A princípio o empreendimento será realizado somente neste local, que fica distante 20 quilômetros do centro da cidade.

Mas segundo o secretário de Meio Ambiente, Lindomar Alves, futuramente a iniciativa será ampliada para outras áreas, sofrendo adequações conforme a necessidade. “Não temos dúvida de que iremos estendê-lo a outros pontos”, declarou Lindomar.

A gerente do Núcleo de Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Patrícia Karina Barbosa Araújo, explicou que muitas escolas contam apenas com a área verde do Bosque Municipal Izabel Dias Goulart – Horto Florestal - para atividades de recreação e de educação ambiental. “Encontramos no Vale Encantado uma outra opção para as escolas desenvolverem atividades relacionadas ao meio ambiente, num lugar com opções diversas”, destacou Patrícia.

Mais uma vez o secretário Lindomar ressaltou a importância da interação entre os jovens e a natureza. “O contato direto com a natureza reforça o conhecimento adquirido em sala de aula e aumenta a percepção do aluno em relação à diversidade de vida, cores, sons, espaços e movimentos existentes em um ambiente natural. Esta experiência estimula a curiosidade e o interesse facilitando o processo de aprendizagem”.

VALE ENCANTANDO – A escolha do local se deve a região possuir uma beleza cênica que encanta todos que a visitam. A ampla área verde, com cachoeiras, nascentes, mata ciliar e uma bela paisagem capaz de proporcionar momentos de vivência com o ambiente natural, além da proximidade com a cidade, o que facilita a logística de transporte, foram cruciais para a escolha do vale. No entanto vale lembrar novamente que este é só o primeiro passo do projeto, e que a iniciativa será levada a outros pontos.

PARCEIROS – Além das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Turismo, a prefeitura contará com a colaboração da Assembleia Legislativa, do Batalhão do Corpo de Bombeiros, dos Departamentos de Geografia e Biologia da Universidade Federal
Imprimir