Imprimir

Notícias / Política MT

Mendes defende investigações sobre suposto superfaturamento

De Rondonópolis - Dayane Pozzer

O pré-candidato a governador Mauro Mendes (PSB) afirmou que o Ministério Público Estadual deve ter indícios suficientes para ter solicitado a abertura do inquérito que vai apurar denúncias de fraudes nas licitações promovidas pelo Governo do Estado para aquisição de 705 máquinas e caminhões do “Programa Mato Grosso 100”.

“Eu acho que se o Ministério Público pediu abertura desse inquérito seguramente ele deve ter algum indício e está cumprindo o seu papel”, declarou o pré-candidato nesta manhã em Rondonópolis, durante coletiva de imprensa com a presença da comitiva do projeto Mato Grosso Muito Mais que vai percorrer até sexta-feira (30) cinco municípios da região Sul.

Mendes declarou ainda que defende que instituições públicas como o Ministério Público cumpram seu papel. No entanto, se furtou de fazer qualquer outro comentário a respeito das denúncias que motivaram a abertura do inquérito. “Eu não posso me pronunciar simplesmente em cima de uma abertura de inquérito. Sou a favor da legalidade, se existe algum indício tudo tem que ser apurado e acredito que o Ministério Público está fazendo o seu papel”, pontuou.

O pedido de abertura de inquérito foi elaborado por meio da 14ª Promotoria Criminal Especializada na Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária de Cuiabá e baseia-se no relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado. De acordo com cálculos efetuados pelos auditores, a diferença entre o preço à vista e o preço a prazo, que foi paga indevidamente aos empresários vencedores das licitações, equivale a R$ 26.592.760,24 milhões.

O inquérito também vai apurar se houve qualquer beneficiamento a empresas em troca de oferecimento ou pagamento de vantagens indevidas aos servidores responsáveis pela realização das licitações e ainda o fato de não ter sido descontado o valor referente ao Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme previsto no regulamento que dispõe sobre o assunto.
Imprimir